Candidata pelos Açores

Naturalidade

Lamego

Local de Residência

Ponta Delgada

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Secretária

Apresentação Pessoal

Nasci em Lamego, onde vivi e cresci até entrar no ensino superior. Estudei em Leiria, trabalhei em Guimarães e moro nos Açores desde 2002, onde trabalho como Secretária num escritório de advogados. Fui professora numa escola profissional, consultora para PMEs e dei formação a activos, em contexto real de trabalho e pós laboral.
Fui membro do Grupo de Contacto e coordenadora do Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial dos Açores, e neste momento sou Presidente do Conselho de Jurisdição.
Fui candidata às eleições legislativas de 2015 e 2019, pelo círculo dos Açores, às Legislativas Regionais de 2020 e integrei a lista à Câmara Municipal de Ponta Delgada, nas Eleições Autárquicas de 2017.

Apresentação de candidatura

Houve duas coisas que a crise política, que nos empurrou para estas eleições antecipadas, nos mostrou: as maiorias absolutas não são sinónimo de estabilidade e o LIVRE há muito que fazia falta no Parlamento.
Apenas com um deputado, foram inúmeras as propostas, Projectos de Lei e Projectos de Resolução, apresentados pelo LIVRE durante esta legislatura, com um impacto positivo directo na vida dos cidadãos.

Apesar do muito que o LIVRE fez neste ano e meio, ainda há muito a fazer, quer a nível da defesa dos direitos humanos, no aprofundamento das liberdades das mulheres e da comunidade LGBTI+, quer no combate às desigualdades sociais, ao racismo e xenofobia, ou na luta contra as alterações climáticas.
Continua a haver muito a fazer na luta pela defesa da biodiversidade, por habitação digna, pela valorização salarial. É preciso continuar a insistir na recuperação da ferrovia, na aposta da eficiência energética das casas.

Com a revisão constitucional suspensa e o risco de virmos a ter a extrema-direita, a reboque de uma direita cada vez mais capturada pelos ultraliberais, a influenciar a governação do país nos próximos anos, é imprescindível a presença do LIVRE na Assembleia da República. Só assim garantimos que a defesa dos direitos humanos, da liberdade, da democracia, a luta contra todo o tipo de discriminação, o combate às alterações climáticas, a manutenção do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e do Estado Social, são reforçados na Lei Fundamental que nos rege há 49 anos.