Candidato por Beja

Naturalidade

Odemira

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Estudante

Apresentação Pessoal

Olá! Sou o Fausto Camacho Fialho, tenho 28 anos, sou natural de Odemira e sou estudante/bolseiro de Doutoramento. Fui apoiante do LIVRE desde Junho de 2023, tendo passado a membro em Novembro do mesmo ano.
Cresci num meio onde as diferenças socioeconómicas e culturais continuam profundamente marcadas. Aprendi, precocemente, que nem todos temos as mesmas condições de vida e que a igualdade de oportunidades ainda está por vir. Cedo percebi que as disparidades económicas, as diferenças de género e orientação sexual, a origem e etnicidade, e as condições de saúde, marcam e condicionam o percurso de vida de cada pessoa.
Saber que ainda muito caminho está por percorrer até alcançarmos a justiça social incentivou-me a pensar os problemas da sociedade e a ingressar na vida política, tendo participado, como independente, em listas da CDU nas autárquicas de 2017 e 2021. Aliado ao meu percurso académico em História, defini-me como um jovem de Esquerda progressista e formei a minha personalidade para defender o universalismo dos direitos humanos, assegurar a liberdade pessoal, lutar pela igualdade legal e de oportunidades, defender uma distribuição justa da riqueza, a pautar-me por valores de solidariedade e cooperação entre as gentes.
Ter nascido e crescido na realidade da União Europeia fez-me ser um convicto europeísta. Acredito que o projeto europeu, embora imperfeito, tem potencialidade como democracia transnacional, que pode fazer o caminho para o progresso social, económico e ambiental mais equitativo.
Assumo a urgência do combate às alterações climáticas, pois as suas consequências fazem-se notar com maior frequência e gravidade. Defendo que a ecologia tem de ter um papel central na política para salvaguardar a natureza como espaço partilhado entre humanos, fauna e flora. Acredito que a transição efetiva para um modelo de desenvolvimento sustentável tem de acontecer com a maior brevidade possível, através do compromisso político.
Num momento em que a extrema-direita grassa através do populismo, com posturas discriminatórias, querendo trazer o retrocesso social e levantando os ventos fascizantes, é necessário afirmar o LIVRE como a alternativa de esquerda, democrática, progressista e de medidas concretas.
Entendo, como tal, ser o meu dever cívico de me apresentar como candidato às primárias do LIVRE, para o Círculo Eleitoral de Beja. Pela defesa dos seus interesses, dos seus habitantes e da sua natureza. Pelo progresso sustentável. Para ser uma voz LIVRE em Beja!

Redes Sociais

Instagram

Apresentação de candidatura

Desejo, com esta candidatura, reforçar a presença do LIVRE no Círculo Eleitoral de Beja e salvaguardar os interesses da região. Assento a minha candidatura na defesa de cinco pilares, fundamentais: Saúde, Educação, Trabalho e Segurança Social, Infraestruturas, Sustentabilidade.
Em primeiro, resolver problemas e reforçar a Saúde: reforçar o SNS e valorizar todos os seus profissionais; promover o acesso online a consultas; reforçar a estratégia para a Saúde Mental; promover a rede pública de lares, de cuidados continuados e paliativos, e garantir uma rede de transporte inter-hospitalar e de retornos ao domicílio. Deve-se ponderar a fusão das diversas Unidades Locais de Saúde do Alentejo.
De seguida, defender a Educação Pública, requalificando o parque escolar e investir na rede pública de creches. Fomentar o ensino profissional, a educação empresarial e o acesso ao Ensino Superior, valorizando o Politécnico de Beja. É necessário valorizar as carreiras docentes e não-docentes.
Os recursos humanos do setor público na periferia devem ser apoiados e bonificados para a sua atração e fixação no território. Combater a precariedade e proteger o trabalho independente, promover a flexibilidade de horários e apoiar o teletrabalho e o microempreendedorismo.
A nível social, tem de se assegurar a fiscalização e combate às redes de tráfico humano e corrupção, dotando as forças policiais e a justiça com os meios necessários. Têm de ser promovidas medidas para a verdadeira integração social de migrantes e comunidades étnico-culturais. Importa combater todas as formas de discriminação e violência.
Para conectar o distrito entre si, ao país e à Europa, são precisas boas Infraestruturas. Defendo, pois, a eletrificação, requalificação e alargamento da rede ferroviária, bem como aumentar a oferta de transportes públicos e valorizar o Aeroporto de Beja.
É fundamental promover a transição de modelo agrícola e silvícola, incentivando práticas económicas mais sustentáveis. A crise climática faz-se sentir com secas prolongadas e incêndios recorrentes. Devemos apostar em energias renováveis e fomentar uma boa gestão da água, investir na sustentabilidade das bacias hidrográficas e na prevenção dos incêndios. Defendo a reflorestação com flora autóctone, a proteção das zonas costeiras, a preservação dos habitats, a sustentabilidade da pesca e da caça e a promoção dos direitos e dignidade da vida animal.