Candidato por Setúbal
Naturalidade
Campo Maior
Local de Residência
Lisboa
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Advogado
Apresentação Pessoal
Paulo Muacho (ele/ dele), 33 anos. Sou membro do LIVRE desde 2014. Tenho formação em direito e sou advogado de profissão. Neste momento exerço as funções coordenador da equipa do LIVRE na Câmara Municipal de Lisboa.
Nasci no Alentejo, em Campo Maior e cresci na margem sul, no Seixal. Em 2014 e 2015 fui um dos membros que ajudou a fundar o Núcleo Territorial do Distrito de Setúbal, território ao qual continuo ligado por laços familiares e afetivos. Entre 2017 e 2021 fui deputado municipal na Assembleia Municipal de Lisboa onde tentei sempre nas minhas intervenções trazer a perspetiva metropolitana e regional para o debate e defender não só os interesses de quem vive em Lisboa mas também de quem aqui trabalha e para aqui se desloca diariamente.
Fui membro da direção do LIVRE entre 2015 e 2020 e novamente desde 2022 até ao momento.
Em 2022 fui cabeça de lista do LIVRE pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
Redes Sociais
Apresentação de candidatura
A crise política que dá aso a estas eleições mostra bem que a promessa de estabilidade da maioria absoluta falhou. E substituir a instabilidade de uma maioria absoluta pela instabilidade de uma maioria de direita dependente da extrema-direita racista e xenófoba que poem em causa os alicerces do nosso sistema democrático e de radicais neo-liberais que poem em causa os pilares do Estado Social como o SNS e a escola pública será ainda mais instável.
Os últimos anos mostram-nos que os anos mais estáveis de governação e que mais satisfizeram os portugueses foram os anos da Geringonça entre 2015 e 2019.
O LIVRE está pronto para esta campanha e para mobilizar os nosso concidadãos e concidadãs para responder, com propostas e projetos, às várias crises que enfrentamos.
O reforço do nosso sistema democrático, com uma democracia mais participativa e mais transparente. O combate às alterações climáticas, a luta do nosso século, fazendo a transição de uma economia extrativista e assente em salários baixos para um novo modelo de desenvolvimento que ponha as pessoas à frente e tenha o equilíbrio ecológico como prioridade. A justiça social, eliminando as desigualdades e a pobreza. E os Direitos Humanos, atualmente sobre ataque da extrema-direita, lutando pela igualdade de género, pelos direitos LGBTQIA+, pelas pessoas com deficiência.
Em 2022 o LIVRE regressou ao parlamento e o distrito de Setúbal foi um dos distritos com melhor votação. Nestas eleições devemos ter o objetivo e ambição de eleger deputados e deputadas do LIVRE em Setúbal para levar a nossa voz e as nossas causas ao parlamento e os camaradas de Setúbal e o LIVRE contam comigo para esse trabalho.