Naturalidade

Barreiro

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Investigadora

Apresentação Pessoal

Nasci em 1971, sou Barreirense e resido em Lisboa desde 2003. Tenho dois filhos.

Atividade política e Associativa:
Sou membro do LIVRE desde maio de 2014 .
No LIVRE, em 2014, comecei por coordenar o Círculo Temático “Ciência e Sociedade” e fui membro do Grupo de Coordenação Local do Distrito de Setúbal entre 2014 e 2016. Fui também membro do Conselho da Candidatura Cidadã LIVRE/Tempo de Avançar e da Comissão Coordenadora onde integrei o grupo de coordenação do Programa e assegurei a coordenação da área programática “Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”. Integrei o Grupo de Contacto do LIVRE no mandato 2015-2017 e continuo a integrar este órgão no mandato corrente.
Sou, desde outubro de 2017, Deputada na Assembleia Municipal de Lisboa, eleita nas listas da candidatura Lisboa Precisa de Todos, na qual o LIVRE celebrou um acordo coligativo com o Partido Socialista em Lisboa.
Fui fundadora da Associação República e Laicidade, da qual sou associada, e sou também associada da Comcept, a Comunidade Céptica Portuguesa.

Atividade Profissional:
Sou Licenciada em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, onde também me doutorei em 2002 na área de Física Experimental de Partículas. Sou investigadora no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e professora convidada no Instituto Superior Técnico. Toda a minha atividade profissional tem sido desenvolvida em colaborações internacionais e também em colaboração com a indústria. O meu doutoramento foi desenvolvido em torno da análise dos dados de uma experiência do CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, e, desde 2006 coordeno um Grupo de Investigação que desenvolve aplicações para o Espaço (principalmente através de projetos da Agência Espacial Europeia) relacionadas com as tecnologias desenvolvidas na física nuclear e de partículas. Sou fluente em Inglês e Francês.

Redes Sociais

twitter: @PatriciaSerrano

facebook: https://www.facebook.com/pat.s.goncalves/

instagram: patricia.serrano.goncalves

Apresentação de candidatura

As nossas casas estão em perigo: a nossa casa planeta, a nossa casa Europa e a nossa casa Democracia e não nos podemos deixar adormecer.

A nossa casa planeta está em perigo porque consumimos recursos acima do que ela permite, porque a utilizamos como lixeira e sem respeito pelo que é de todos. Porque a exploramos acima das suas possibilidades. Não há outra casa como esta em todo o universo. Marte e a Lua são desertos que se podem explorar eventualmente, mas onde não se pode viver.

A nossa casa Europa está em perigo, porque não temos conseguido construir uma Europa suficientemente democrática e de todos.
Porque é preciso que fazer dela uma casa para de todos nós. Não podemos deixar que a extrema-direita cresça na nossa casa, como acontece na Polónia e na Hungria. Não podemos deixar que as desigualdades entre o norte e o sul aumentem sentimentos anti-Europeus, que não nos vão ajudar a resolver os nossos problemas estruturais.

A nossa democracia está em risco quando encolhemos os ombros ao nos deparar com uma sociedade que é ainda profundamente desigual, onde a Educação para todos existe, mas as oportunidades para todos não são as mesmas, onde quem é rico fica rico e quem é pobre continua a sê-lo.
Onde quem pertence a minorias como se viu nas passadas semanas é tratado com desconfiança e não se sente incluído entre todos nós.

Mas acredito que existem soluções para os perigos que as nossas casas planeta, Europa e democracia correm.
E muitas dessas soluções estão no Novo Pacto Verde que é o programa do LIVRE e da Primavera Europeia. No “New Green Deal” que foi proposto e que é o meu programa!

O LIVRE depende exclusivamente dos donativos de apoiantes individuais.

Apoia-nos com o teu contributo:

CONTRIBUIR