Naturalidade

Caracas – Venezuela

Local de Residência

Porto, Porto, Portugal

Nacionalidade

Espanhola

Profissão

Arquiteto

Apresentação Pessoal

Rafael Montes
Cidadão Europeu. Residente em Portugal desde 1996. Nascido na Venezuela, filho e neto de emigrantes espanhóis.
Faz parte do colectivo pan-europeu DiEM25, na qualidade de membro do Colectivo Nacional e Coordenador do Colectivo do Porto001. Nunca teve participação partidária na política, mas cívica e activa enquanto cidadão. Com vocação social e comunitária trabalhou em projectos de cariz inclusivo, desenvolvimento social e participação cívica, primeiro como professor e maestro ao serviço da Fundação do Estado para o Sistema Nacional de Orquestras juvenis e infantis da Venezuela e na Orquestra Sinfónica Venezuela. Logo como maestro assistente na Orquestra do Norte, em Portugal.
Arquitecto, formado na Universidade Central de Venezuela, com equivalência ao grau de Licenciatura em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e, grau de suficiência para a investigação do Doutoramento em Qualidade “Espaço público e reabilitação urbana: Arte e Sociedade”, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.
Sócio Gerente e fundador da empresa Proasolutions.pt, Lda., consultora nas áreas de arquitectura, acessibilidade, Design for All/Design Universal, e gestão da mobilidade. Proasolutions.pt colabora com mais de 40 municípios portugueses. Também em Espanha, França, Arabia Saudi, Dubai e Venezuela.
Orador convidado frequentemente em conferencias, e fóruns em temas de Design for All, acessibilidade, Turismo acessível, inclusão social, mobilidade urbana, smart-cities, etc.
Formador na área de Liderança para o sucesso, desde a perspectiva e experiência de maestro.
Pai de três filhos: Rafael Javier (24), Ana Isabel (18) e Luís Augusto (16).
Cristão.

Apresentação de candidatura

A motivação para apresentar a minha candidatura no âmbito das eleições primarias do Partido Livre, para o Parlamento Europeu, encontra-se fundada no desejo de dar o meu melhor contributo para legar às futuras gerações de europeus e residentes na Europa, a possibilidade de viver num espaço comum, livre de fronteiras, livre de discriminação ou exclusão, na qual todos os cidadãos possam participar da forma mais activa e autónoma possível na construção da sociedade e no usufruto do bem-estar comum em condições de equidade, independentemente da origem, género, crença, idade e capacidades físicas, intelectuais ou psíquicas. Isto é uma Europa unitária, participativa e livre para todas as pessoas!

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição