Naturalidade

Campo Grande

Local de Residência

Nadadouro

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Oceanografo

Apresentação Pessoal

Tenho 48 anos, sou casado e pai de dois filhos. Sou oceanógrafo e mestre em ciências da terra e do ambiente. Durante 25 anos de carreira profissional trabalhei em dezenas de países e em todos os continentes, em projectos de investigação científica em matéria de clima e sistemas globais da Terra, em projectos de energias renováveis, em assistência humanitária (água e saneamento) e realizei trabalho comunitário de desenvolvimento. Desde há 15 anos sou consultor para a Comissão Europeia, agências das Nações Unidas, bancos internacionais de desenvolvimento, ONGs, bem como para governos e instituições sub-nacionais. As áreas de foco têm sido o ambiente incluindo energia, alterações climáticas, pescas e políticas estratégias, planos e programas de desenvolvimento sustentável.
Tenho participado em movimentos cívicos. Participei na organização e condução de reuniões da sociedade civil reunindo representantes de diferentes estratos sociais como os povos indígenas, imigrantes, grupos ativistas (em matéria de ambiente, justiça social, saúde pública). Também participei na organização de um grupo de ONGs para apoiar as comunidades deslocadas e mediar a resolução de conflitos da comunidade, Co-fundei uma cooperativa de comercio justo e actualmente sou ponto focal para o distrito de Leiria de uma cooperativa de energias renováveis.

Redes Sociais

Apresentação de candidatura

Acredito na participação cívica, que faz transformar ideias em realizações. Decidi participar nas eleições primárias do LIVRE porque quero ajudar a tornar o processo democrático mais vivo e participado, nomeadamente no distrito de Leiria, e porque o partido assume democraticamente primárias abertas. Há muitos mundos dentro do Mundo, pelo que é do debate de ideias e ideais rumo a convergências que poderão surgir os programas políticos mais fortes. A promoção do diálogo, auscultação, debate e democracia deliberativa serão constantes da minha acção.
Revejo-me nos princípios do Livre, bem como nos princípios de um movimento de cidadãs e cidadãos democratas à escala europeia, Diem25. A ambição é fazer de Portugal e da Europa um espaço de paz, prosperidade partilhada, solidariedade, onde se respeita e valoriza o ambiente.
A formação e experiência de vida ensinaram-me que os recursos naturais são limitados e, portanto, não existe crescimento infinito. Sendo assim, a prosperidade da espécie humana em harmonia com o planeta Terra (do qual dependemos) não pode ser feita através do aumento constante do Produto Interno Bruto (PIB), é necessário encontrar alternativas através do decrescimento. O actual sistema económico é assente em dívida; “precisa de crescer para poder pagar a dívida e precisa de dívida para crescer”. O decrescimento apela a mudanças individuais (o que é preciso para uma vida digna e que nos preencha?), a experiências colectivas (cooperação, associativismo, solidariedade), a resistir ao consumismo excessivo e destrutivo, a desenvolver novos projectos políticos e ideias diversas de organização da sociedade, a empreender uma economia circular, a valorizar o património natural que é o que nos sustém e o trabalho mais importante que é tantas vezes mal remunerado.
Ao mesmo tempo que nos mantemos numa atitude destrutiva relativamente ao planeta, aproximamo-nos a passos largos de uma nova revolução. Com o desenvolvimento da inteligência artificial e da bio-tecnologia esperam-se grandes transformações sociais e será necessária muita sensatez à espécie humana.
Há, assim, muito trabalho a fazer, muitas lutas a travar. Por isso, pelo tempo actual e pelas gerações futuras que sabem que não há planeta B, decidi agir.

O LIVRE depende exclusivamente dos donativos de apoiantes individuais.

Apoia-nos com o teu contributo:

CONTRIBUIR