Naturalidade

São Domingos de Benfica

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Arquitecta

Apresentação Pessoal

A motivação de contribuir para um mundo e um país melhor sempre esteve presente, contudo apenas mais recentemente verifiquei que temos de ser nós o agente e promotor da mudança através da intervenção política. Somos nós que podemos fazer a diferença e melhorar a vida das gerações futuras.
Ao estudar arquitectura, construção e reabilitação analisei a problemática das cidades, dos subúrbios, do espaço público, do edificado e da habitação. Os desafios ambientais que enfrentamos actualmente contribuíram para que aprofundasse o estudo ao nível da gestão dos recursos edificados promovendo a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Estudei e trabalhei no estrangeiro. Possibilitou-me compreender a importância da diversidade cultural e identitária da Europa, aprender a respeitar as especificidades de cada país e a importância da União Europeia enquanto organização que permite a pessoas de várias nacionalidades comungarem de direitos e objectivos supranacionais.
Ao trabalhar no sector social, observei a dificuldade das pessoas com menos recursos financeiros, das que se deparam com a doença ou a velhice e verifiquei as diferentes realidades que se escondem no interior dos edifícios das nossas cidades.

Apresentação de candidatura

Os objetivos do País a nível social têm de ser a coesão e a diminuição das desigualdades que ainda persistem e que foram agravadas nos últimos anos. Tal é possível se existir uma aposta em políticas que promovam oportunidades iguais para todos. As medidas passam pela melhoria dos apoios sociais e de saúde para jovens e idosos, por garantir o acesso à educação apostando no ensino público, por possibilitar a autonomia dos jovens e famílias com qualidade de vida. Para tal é necessária especial atenção para salvaguardar o acesso à habitação e usufruto da espaço público, promovendo uma intervenção ativa do Estado na promoção de habitação pública e não apenas como mero regulador e promotor de um mercado cujo beneficiados têm sido a construção civil e os investidores imobiliários. É igualmente importante melhorar a compatibilização entre o trabalho e a família, as condições da licença parental e aumentar as vagas em creches e pré-escolar público.
Numa sociedade cada vez mais polarizada, na qual as posições extremadas agudizam, e para a salvaguarda da democracia é essencial a mobilização cívica, assim como a promoção da transparência das instituições públicas. Uma maior representação na Assembleia da Republica das preocupações das associações e comunidades, reforçar a sua participação na discussão política e melhorar a legislação e recursos aplicados no combate à corrupção são ações importantes e que urgem ser implementadas.
Na procura de uma sociedade mais justa e igualitária irei promover o diálogo procurando consensos relacionados com problemas sociais e liberdades individuais.

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição