Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Lisboa

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Biólogo / Investigador Pós-Doutoral

Apresentação Pessoal

Olá, sou o Carlos Teixeira! Tenho 39 anos, sou de Lisboa e é nesta fantástica cidade que vivo.

Sou biólogo, Mestre em biologia da conservação (Universidade de Lisboa) e Doutor em duas áreas: ciências da terra e da vida (Universidade Livre de Amesterdão) e engenharia do ambiente (Instituto Superior Técnico). Actualmente, procuro dar o meu contributo, enquanto investigador para o futuro sustentável do nosso planeta. A minha grande prioridade é a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres. Tenho feito também consultoria em projetos de avaliação ambiental e de melhoria da conduta ambiental das empresas.

Para além da academia, fui sempre um activista pelas causas ambientais, dos direitos dos animais e da cidadania participativa. Fi-lo a título pessoal ou através de organizações não-governamentais. Fui vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza (LPN), cumpri um mandato na comissão executiva do European Environmental Bureau (EEB), representei as ONG de ambiente nalgumas comissões públicas e fui membro pioneiro da rede ELEEP (Emerging Leaders in Environmental and Energy Policy), do Atlantic Council & Ecologic Institute.

Nestes últimos 15 anos participei na discussão e revisão de legislação diversa: nacional e europeia. Sempre de forma voluntária, procurei representar os interesses dos cidadãos junto de governantes (de Portugal e de outros países), de comissões parlamentares, das várias instituições europeias, de instituições internacionais como a OCDE e a UICN, e de alguns fóruns internacionais.

No LIVRE, tenho incentivado a Ecologia desde a fundação do partido e desde 2015 tenho tido o prazer de integrar o Grupo de Contacto. Fui candidato às Eleições Europeias (2014), Legislativas (2015) e Autárquicas (2017). Destas últimas resultou a oportunidade de, em colaboração com os nossos deputados municipais eleitos, participar também na Assembleia Municipal de Lisboa.

Considero que é urgente a eleição de um grupo parlamentar do LIVRE, na Assembleia da República! Este ano, 2019, deve marcar o início do que serão anos transformadores para Portugal, para a Europa e para o mundo.

Para tal, consciente da motivação profunda que me move e da minha vontade em ajudar a concretizar este objectivo, convido-te a estudar a minha candidatura às primárias do LIVRE para a lista às Eleições Legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa!

Vamos tornar real – para todas e todos – o futuro progressista e sustentável que o LIVRE sabe ser possível!

Conto com o teu apoio? 😉

Redes Sociais

https://www.facebook.com/Starkhyel

Apresentação de candidatura

A minha candidatura às primárias do LIVRE, para a Assembleia da República (A.R.) pelo círculo eleitoral de Lisboa, nasce do meu desejo de contribuir não apenas para que todos os que habitam Portugal possam ter um futuro mais feliz e com mais qualidade de vida e bem-estar, mas também para que o nosso país possa afirmar, na Europa e no mundo, os valores progressistas que o LIVRE defende para toda a humanidade e o compromisso solene que a nossa espécie tem de assumir urgentemente pelo futuro do nosso planeta.

Coloco ao serviço do LIVRE toda a formação e experiência que adquiri não apenas como investigador mas como activista político.

A verdade é esta: em Portugal existem condições para que todos vivam com muito mais qualidade de vida do que aquilo a que hoje assistimos. Atribuir uma prioridade maior aos indicadores da felicidade humana, e não apenas ao crescimento económico, sujeitando as políticas públicas a esse critério – o do bem comum – é uma boa forma de avançarmos para tal.

Um país no qual todos possam realizar as suas motivações pessoais e profissionais, dedicando mais tempo à família e aos amigos, apoiados na segurança de um rendimento básico universal, cooperando na produção de energias renováveis de forma descentralizada, em rede, beneficiando de um clima temperado em terras férteis, de ecossistemas variados, oceanos reabastecidos e florestas biodiversas. Tudo isto é possível! Não é a utopia que me leva a afirmá-lo. É o conhecimento. E será com enorme pragmatismo que levarei à A.R. as propostas necessárias para ir tornando este cenário real, passo a passo.

Serei extremamente activo nos temas que domino: ecologia, ambiente e sustentabilidade. Contudo, não deixarei de avançar em todas as frentes que o LIVRE promove. Este é o meu compromisso: agir sempre em conformidade com o programa eleitoral do LIVRE, transpondo também para o contexto nacional as propostas da Primavera Europeia, não deixando nunca de exercer em absoluto a minha liberdade de voto.

Da luta por um rendimento digno para todos, à luta contra o racismo e todas as formas de discriminação, da conservação da natureza à defesa dos direitos dos refugiados, da defesa por uma internet verdadeiramente livre à democratização das instituições públicas nacionais e europeias. Todas as grandes lutas do LIVRE serão honradas.

Acima de tudo, conto convosco! Encontrar-me-ão sempre disponível, ao vivo ou pelas redes sociais, para construir convosco esta experiência de vos servir. Por todos e para todos!

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição