Naturalidade

Luanda-Angola

Local de Residência

Vila Nova de Gaia

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Gestor

Apresentação Pessoal

Vivo esta existência há mais de meio século.
Desde que me conheço sou participativo, empreendedor, interessado pelo bem comum, pela Cultura, pelo sentido da Justiça, pela Camaradagem, pela Natureza. Do caminho percorrido ganhei os valores da Esquerda, da República e da Revolução Francesa; e da Democracia e da Liberdade e dos Direitos do Homem e da Europa!
Muitas, mesmo muitas vezes tentei participar. Das muitas formas que fui conseguindo uma sempre me escapou: a participação política partidária. Se por um lado me identificava muitas vezes com os princípios enunciados pelos partidos da Esquerda outras tantas me sentia defraudado pelos comportamentos, pelas atitudes, pelos radicalismos, pelas cedências, pelos compadrios, pela omissão interessada e interesseira, pelos muitos “rabos de palha” deixados pelo caminho.
Comecei a acompanhar desde o início e á distância o LIVRE. Em janeiro do ano passado estive no Congresso do LIVRE. Seguiu-se um período de reflexão que termina e recomeça hoje noutra direção!
Da minha história.
Nasci em Luanda, Angola, em 1966, e fiz parte, com a minha familia, da vaga de “retornados” de 1975. Fiz o ensino secundário em Espinho e depois o curso de Engenharia Mecânica do Instituto Superior de Engenharia Mecânica do Porto. A minha vida profissional foi sempre desenvolvida na área das Instalações Especiais em Edifícios, evoluindo para a Direção de empresas na área de Facilities Management. Em 2006 regressei a Angola para exercer e ali vivi durante 8 anos, recuperando também a nacionalidade angolana. Em 2014 regressei a Portugal e tornei-me empreendedor, sendo hoje sócio e gerente – e tudo o mais que tenho que fazer – de uma pequena empresa que actua na área da economia digital.
Durante a minha adolescência, juventude e início da vida adulta e profissional, tive uma actividade cultural e social muito intensa. Fui membro activo e depois diretivo de uma associação cultural de âmbito católico onde fazíamos Teatro, Música Popular e Educação de jovens. Fui locutor e produtor numa rádio local em Gaia; fundador, diretor e jornalista de um jornal local, em Grijó, Vila Nova de Gaia; cantor e membro da direção do Coro do Mosteiro de Grijó.
Tenho duas filhas em idade universitária.
E estou pronto para lutar no LIVRE e pelo LIVRE!

Redes Sociais

https://www.linkedin.com/in/sinesfernandes/

Apresentação de candidatura

Os tempos apelam-nos e chamam-nos á participação.
É o tempo do Dever!
É o tempo da assunpção da Responsabilidade individual e colectiva.
É o tempo presente de lutar para que o passado não volte.
É o tempo de lutarmos pelo Futuro certo, no Caminho certo, pelo que é Certo!
Candidato—me porque este é o tempo em que nenhum de nós pode faltar. É urgente responder a esta interpelação que a realidade nos faz. O LIVRE é o lugar onde me encontro, onde me sinto Livre e para onde posso, sem restrição ou condicionalismos ou sem vergonha alheia, chamar os outros para participar, para partilhar, para votar!
Porque é necessário, de novo, lutar! Porque nada está garantido! Porque muito do que foi conseguido está agora ameaçado pelos novos tempos e por novos velhos actores que tentam uma ordem ameaçadora
Porque é necessário, de novo, lutar!
Por continuarmos a ter um Serviço Nacional de Saúde que cumpra a Constituição e que não se deixe aprisionar por interesses mais do que declarados da rentável Medicina Privada.
Por uma Educação de Valores, de promoção do desenvolvimento completo e integro do jovem cidadão com inclusão de todos
Por uma Justiça realmente cega e de espada em punho inclemente com os prevaricadores e respeitadora dos princípios fundamentais da Justiça.
Pelo Trabalho devidamente remunerado, digno, com direitos que defenda e proteja os trabalhadores e o equilíbrio entre estes e os que investem.
Por uma política financeira e económica que deixe, de uma vez por todas, de proteger a banca das bancarrotas e o capitalismo selvagem, mas que promova a aplicação racional, eficiente e eficaz dos recursos, que acabe com as vergonhosas “off shores”, que cuide das contribuições dos cidadãos e que promova a igualdade de todos os cidadãos europeus independentemente do seu país de origem.
Por uma Europa sem muralhas, sem muros, com muitas janelas para o Mundo, fiel aos princípios fundadores da Solidariedade, da Fraternidade e da Igualdade, acolhedora, inclusiva, respeitável e que respeita os seus cidadãos e os outros. Que mantenha o farol civilizacional, dos Direitos o Homem, da protecção do Ambiente, da Cultura e do Humanismo.
Por uma Frente que faça frente e sem cedências aos Populismos Extremistas, Radicais, sem ideologia, que lança raízes nos mais obscuros cantos da Condição Humana e nos lança na noite do Homem. Sem medo de se dizer de Esquerda!
Por um lugar onde cada um se sinta verdadeiramente representado por uma intervenção política séria, livre, com Ética, sem cedências, empenhada na coisa pública e não sustentada no interesse e vantagem individual ou de grupos. Pelo LIVRE me candidato!

O LIVRE depende exclusivamente dos donativos de apoiantes individuais.

Apoia-nos com o teu contributo:

CONTRIBUIR