Lisboa/Lumiar: Moção sobre Cooperativas de produção de energia renováveis no Lumiar

Lisboa/Lumiar: Moção sobre Cooperativas de produção de energia renováveis no Lumiar

O LIVRE apresentou na Assembleia de Freguesia do Lumiar uma moção sobre a implementação de cooperativas de produção de energia renovável:

Moção – Cooperativas de produção de energia renovável

A evidencia científica é clara, as alterações climáticas como consequência da ação humana são um dos desafios mais prementes da nossa geração. O mundo que deixaremos às gerações futuras dependerá do grau de compromisso para tomar as medidas necessárias para minimizar os efeitos nocivos que a sobre-exploração de recursos tem no nosso planeta. Os impactos são desde já visíveis, muitos deles com consequências graves e diretas no nosso país, as perdas de ecossistemas e biodiversidade; o aumento do custo e escassez de bens alimentares; o aumento do nível médio das águas do mar e da temperatura global; o aumento dos desastres naturais como as secas extremas e prolongadas e a consequente escassez de água que coloca em causa a nossa segurança energética – como se pode observar pela impossibilidade de produzir eletricidade em muitas das nossas barragens, tema que ultrapassa a dimensão climática e é também um tópico de segurança nacional amplificado pelos mais recentes episódios em território ucraniano – e que proporcionam e potenciam incêndios de grande dimensão que têm demasiadas vezes como consequência a perda de vidas humanas como em 2017, ainda frescas na memoria de todos nós.
Uma das atividades que mais contribui para a degradação das condições climatéricas mundiais é a produção de energia através de combustíveis fosseis, atividade que pode ser substituída por fontes 100% renováveis com um impacto muitíssimo menos negativo para o ambiente. A junta de freguesia do Lumiar deve explorar todas as opções disponíveis para contribuir para uma transição energética rápida, justa e eficiente apoiando projetos comunitários de produção de energia renovável, que tornem a freguesia mais sustentável enquanto estimula o bem-estar local e comunitário. Neste sentido o Livre propõe ao executivo que:

  • Sensibilize a população do Lumiar, em particular os jovens das comunidades escolares da freguesia, para a importância da transição energética e para os benefícios dos projetos cooperativos de produção de eletricidade através de fontes renováveis.
  • Faça um levantamento de todos os espaços públicos na freguesia onde se possam instalar sistemas de produção de energia através de fontes renováveis e quantifique o potencial de produção elétrica nesses espaços.
  • Explore as possíveis opções de financiamento público e privado a estas iniciativas.
  • Trabalhe com as várias organizações e associações locais com vista a implementar projetos comunitários de produção de energia elétrica seja com intervenção direta ou indireta da junta de freguesia