LIVRE aprova calendário e regulamento de primárias para 2019

Em reunião no passado dia 5 de janeiro, a Assembleia do LIVRE aprovou o Regulamento das Primárias Abertas para a escolha dos candidatos às eleições europeias e para a Assembleia da República e o Calendário das várias fases do processo.

O apelo a candidaturas, aberto a qualquer pessoa que se identifique com o programa do LIVRE e com os seus princípios e valores, será lançado no VII Congresso, no dia 2 de fevereiro, em Lisboa.

As cidadãs e os cidadãos que desejam ser candidatos ao Parlamento Europeu e a alguns círculos eleitorais das eleições para a Assembleia da República (Lisboa, Porto, Setúbal) deverão apresentar as suas candidaturas até ao dia 17 de fevereiro.

As candidaturas estão abertas a qualquer pessoa com capacidade eleitoral passiva nos termos legais e  que se identifique com os valores do LIVRE e com o programa eleitoral.

Segue-se a primeira fase do processo, a fase de avalização, em que os membros e apoiantes do LIVRE registados conferem avais (declarações de confiança política) aos candidatos.

Apenas os candidatos que obtenham um mínimo de 10 avais são admitidos à segunda fase do processo de primárias.

A segunda fase do processo inicia-se no dia 23 de fevereiro e os candidatos e candidatas admitidos terão oportunidade de debater publicamente e apresentar as suas ideias e temas prioritários para a Europa e para Portugal.

A votação, através do método preferencial (ordenação de candidatos), terá lugar no dia 3 de março. A lista final terá os candidatos ordenados de acordo com os resultados da votação e respeitando o princípio da paridade de género.

Na eleição poderá participar, para além de todos os membros e apoiantes do LIVRE, qualquer cidadão recenseado no círculo eleitoral corresponde (círculo nacional único no caso das eleições europeias) que declare concordar com os princípios e valores do LIVRE.

Após as eleições europeias o prazo de candidaturas para os restantes círculo terminará no dia 9 de junho e a votação final terá lugar a 23 de junho para escolha dos candidatos nos restantes círculo eleitorais.

Gostavas de ser candidato ou de escolher os candidatos do LIVRE?
Lembra-te que qualquer cidadão ou cidadã se pode candidatar, bastando para isso que concorde com os nossos princípios, valores, e propostas.
Também qualquer cidadão ou cidadã pode ajudar a escolher os seus candidatos, inscrevendo-se para votar nas primárias abertas!
Os membros e apoiantes do LIVRE com inscrição em vigor estarão automaticamente inscritos no colégio eleitoral.