LIVRE avança com candidatura à cidade do Porto
Os Membros e Apoiantes do LIVRE no Porto decidiram, em plenário, avançar com uma candidatura autónoma a todos os órgãos autárquicos do município.
Um Porto para portuenses de todas as origens, que cuide de todas as gerações, onde toda a gente possa sonhar, amar e viver. Um Porto que se liberte das amarras conservadoras para ser a grande força transformadora em Portugal. É esta a visão do LIVRE.
Desde a fundação que defendemos uma convergência alargada entre todas as forças progressistas, ecologistas e de esquerda, com e para além dos partidos políticos. Por isso, em junho de 2024, abordamos os partidos de esquerda para construir esse caminho juntos e em diálogo, de forma a mudar as políticas da cidade marcadas por 24 anos de executivos conservadores.
É urgente concretizar as políticas que Abril nos trouxe: a garantia dos direitos fundamentais, o acesso à habitação, a defesa do Estado Social e dos Direitos Humanos, a luta contra todas as formas de desigualdade e discriminação.
A carta aberta Imaginar o Futuro, Mudar o Presente, lançada em dezembro de 2024, consubstancia essa vontade de convergência. A prática política do LIVRE reafirma a necessidade de políticas progressistas e de esquerda para a construção da cidade. O LIVRE considera, no entanto, que apesar destes esforços, o atual contexto político local não permitiu a união das forças de esquerda.
Contudo, o LIVRE sabe que é possível mudar o Porto. Que é possível trabalhar com e para os portuenses, que é possível construir um Porto melhor apresentando uma candidatura própria, corporizada nas pessoas escolhidas através de eleições primárias, e continuando, como sempre, a traçar pontes para um diálogo construtivo à volta de políticas progressistas, ecologistas e de esquerda.