Este é o Relatório do dia Seguinte #31
Este é mais um Relatório do Dia Seguinte, a newsletter dos deputados municipais do LIVRE em Lisboa na qual falamos sobre o nosso trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa.
Neste #RDS vamos relatar o que se passou até agora na AML durante o mês de Dezembro.
A Câmara Municipal de Lisboa submeteu a sua Visão Estratégica para a Mobilidade 2030 à Assembleia Municipal e calhou à nossa Deputada Municipal Patrícia Gonçalves elaborar o parecer acerca desta proposta para a 8.ª Comissão Permanente da Assembleia Municipal (Comissão de Transportes, Mobilidade e Segurança).
No parecer elaborado, a Deputada Municipal Relatora Patrícia Gonçalves afirmou que a Visão Estratégica “dificilmente não será praticamente consensual”salientando que o documento em questão apresentava “uma visão para a cidade que a torna mais amiga do ambiente e onde o espaço público é reorganizado para que possa ser melhor aproveitado.”
O parecer elaborado apontou no entanto algumas críticas à proposta da CML nomeadamente a ausência de menção ao papel do Metropolitano de Lisboa ou da rede ferroviária urbana, e a pouca profundidade das medidas elencadas no documento, propondo ainda a articulação com políticas de habitação, a revisão da carta educativa e a oferta de creches.
O nosso Deputado Municipal Paulo Muacho elaborou também recentemente um Parecer relativo a uma Proposta da Câmara para a permuta entre uma parcela de terreno municipal e uma propriedade privada. Este Parecer foi aprovado por unanimidade na 1ª Comissão Permanente – Comissão de Finanças, Património, Recursos Humanos e Descentralização.
Nas últimas reuniões da Assembleia Municipal de Lisboa falámos sobre:
Ação ambiental
Higiene Urbana
Mobilidade na cidade
Na sessão de 10 de Dezembro apresentámos um Voto de Saudação a Greta Thunberg e aos activistas pelo combate às alterações climáticas.
O Deputado Municipal Paulo Muacho interveio no plenário da AML para apresentar este voto que acabou por ver todos os seus pontos aprovados.
“Não devemos nunca esquecer que a luta por um mundo mais sustentável e equilibrado não pode deixar para trás os mais desfavorecidos. Como recordou Greta Thunberg em Madrid, e como temos também afirmado por cá, ‘Não existe justiça climática sem justiça social’.”
10 de dezembro de 2019
Na sessão de 3 de Dezembro foi apresentado pela Câmara Municipal de Lisboa o novo Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana de Lisboa. Na opinião dos nossos Deputados Municipais o regulamento representa um passo em frente na gestão dos resíduos urbanos na cidade de Lisboa mas ainda há muito trabalho a fazer.
“Não podemos, no entanto, deixar de chamar a atenção para as razões que estão por detrás dos problemas de lixo na cidade: uma cultura de consumismo desenfreado assente em produtos descartáveis e de utilização efémera.
Esta situação é insustentável tanto para o planeta e para o equilíbrio ecológico como para a própria cidade (…)”.
3 de dezembro de 2019
Os Deputados Municipais e toda a equipa do LIVRE Lisboa desejam Boas Festas a todas e a todos!
O Relatório do Dia Seguinte Regressa em 2020. Até para o ano!