O parlamento discute hoje uma iniciativa legislativa cidadã para pôr fim ao financiamento público de atividades tauromáquicas. A reboque desta iniciativa foram também apresentadas iniciativas por várias forças políticas.
O LIVRE defende o fim de quaisquer financiamentos públicos a atividades que promovam os maus-tratos a animais, nomeadamente as touradas, e por isso esperamos que estas iniciativas sejam aprovadas.
O LIVRE defende ainda a abolição das atividades tauromáquicas em Portugal, abolindo-se também a secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura.
As atividades tauromáquicas são neste momento uma exceção à legislação relativa aos Direitos dos Animais, com justificação baseada na tradição cultural.
Para o LIVRE, no entanto, tradição não é justificação, e já a propósito das negociações com o governo para o Orçamento do Estado de 2020, o LIVRE defendeu a cessação de atribuição de verbas públicas para a tauromaquia e a extinção da secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura.