Durante o dia de ontem e madrugada de hoje, o regime iraniano atacou com dezenas de mísseis território israelita. Sob o pretexto de retaliação às operações militares de Israel em Gaza, na Cisjordânia e no Líbano, sobre as quais já expressámos o nosso mais veemente repúdio, o regime iraniano levou a cabo este ataque, anunciando estar disposto a continuar a ofensiva. O LIVRE repudia este ataque que aumenta ainda mais o risco de um conflito em grande escala e contribui para afastar a possibilidade de um cessar-fogo e do final do massacre que decorre em Gaza.
Nada justifica o ataque a civis israelitas, como nada justifica o massacre de palestinianos em Gaza e Cisjordânia nem a violação da soberania libanesa. Seja a ação terrorista do Hamas, as reiteradas violações de direitos humanos do governo de Israel ou o terrorismo de estado do regime iraniano, o LIVRE condena com a máxima força todos os actos de escalada militar.
Para o LIVRE, a paz, o diálogo e a soberania dos territórios e das autonomias dos povos pode, deve e tem de ser o caminho. Assim, juntamo-nos ao apelo do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, apelando a um cessar-fogo imediato, ao respeito pela soberania territorial do Líbano e ao fim da escalada do conflito na região.