Oeiras/Carnaxide e Queijas: Recomendação Por uma Avenida de Portugal mais Segura e Requalificada

Oeiras/Carnaxide e Queijas: Recomendação Por uma Avenida de Portugal mais Segura e Requalificada

O representante do LIVRE pela Coligação Evoluir Oeiras na Assembleia de Freguesia de Carnaxide e Queijas, José Araújo, apresentou a recomendação “Por uma Avenida de Portugal mais Segura e Requalificada”, aprovada por unanimidade no passado dia 28 de setembro de 2023.

 

Recomendação

Por uma Avenida de Portugal mais Segura e Requalificada

Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelam que a cada três dias morre uma pessoa por atropelamento em Portugal.

Portugal é assim o país da Europa Ocidental com mais mortes por atropelamento.

Ainda de acordo com a ANSR, entre 2018 e 2022, 89% dos atropelamentos registados ocorreram nas cidades, dos quais 43% nas passadeiras. É assim evidente que não basta pintar passadeiras no chão, a realidade demonstra que são necessárias e urgentes medidas de acalmia de tráfego, já que a diminuição das velocidades é fator crítico para redução do número de atropelamentos e da sua gravidade. A este respeito, o “Manual de apoio à implementação de zonas 30”, elaborado para a ANSR pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, refere: “A probabilidade de morte num peão que sofre atropelamento aumenta com a velocidade de impacto. O European Transport Safety Council (ETSC, 1995) reporta que numa colisão entre um veículo e um peão, a probabilidade do peão sobreviver é de 90%, quando este circula a 30 km/h, descendo para menos de 20% quando a velocidade de impacto atinge 50 km/h”

A Avenida de Portugal é nesta matéria um ponto crítico na freguesia de Carnaxide, nomeadamente pela largura da via que promove a velocidade excessiva dos veículos automóveis e passadeiras contínuas, sem ilhas para resguardo dos peões, o que eleva o risco nos atravessamentos. Ao longo desta avenida só existe uma passadeira elevada (nas proximidades da Praceta António Feliciano Castilho / Novo Banco).

Assim, o GP Evoluir Oeiras propõe a esta Assembleia de Freguesia de Carnaxide que:

  1. A Junta de Freguesia de Carnaxide proceda à implementação de passadeiras elevadas na Avenida de Portugal, nomeadamente as duas passadeiras com ligação ao jardim Fernando Pessoa e as duas passadeiras junto ao cruzamento com a Rua Sacadura Cabral;
  2. A Junta de Freguesia interceda junto da CMO, e dos seus serviços técnicos, para que procedam ao desenho de proposta de requalificação da Avenida de Portugal, a ser posteriormente apresentada e votada nesta Assembleia, tendo em vista:
    • A acalmia do tráfego rodoviário;
    • A segurança dos peões no atravessamento da avenida;
    • A regulação do estacionamento;
    • A plantação de árvores e criação de novos espaços verdes e percursos pedonais.
Skip to content