Autarcas do LIVRE boicotam eleições para as CCDR

Autarcas do LIVRE boicotam eleições para as CCDR

Os autarcas do LIVRE anunciaram que vão boicotar as eleições para as presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). 

O LIVRE considera que as eleições do próximo dia 12 de janeiro constituem um obstáculo ao processo de descentralização do Estado, no qual não existe uma escolha real. Uma vez mais, PS e PSD dividiram entre si as presidências das CCDR, simulando dessa forma uma legitimidade eleitoral que na prática não existe. 

Os candidatos conhecidos não apresentaram programas, não houve qualquer tipo de debate, nem sequer qualquer tipo de apresentação aos autarcas ou aos cidadãos no geral. A eleição, realizada pelos autarcas, está inquinada à partida, com os maiores partidos a dividirem entre si a gestão das CCDR.

O LIVRE considera que este ato eleitoral é uma tentativa de substituir a regionalização e descentralização por uma simulação eleitoral com candidatos escolhidos pelos maiores partidos. Mais do que as personalidades escolhidas, o LIVRE manifesta-se claramente contra este processo pouco democrático, e considera fundamental abrir o debate sobre a regionalização preconizada na Constituição.

Skip to content