Comunicado da Reunião aberta do Grupo de Contacto de 30 de Abril

Comunicado da Reunião aberta do Grupo de Contacto de 30 de Abril

A primeira reunião pública do Grupo de Contacto eleito no XII Congresso do LIVRE foi realizada na cidade do Porto com o apoio do Grupo de Coordenação Local.  O presente Grupo de Contacto defende a descentralização das reuniões públicas, a fim de conhecer as realidades locais e fomentar a presença territorial do LIVRE, potenciando o dinamismo dos Núcleos Territoriais existentes e em  criação.

Nesta reunião discutimos a necessidade de um novo Modelo de Desenvolvimento para o país que não se limite às anteriores prioridades de alcançar os indicadores da União Europeia. Neste sentido, discutimos as políticas sectoriais que permitem apostar nas áreas da economia do conhecimento, da ecologia, do combate às alterações climáticas, da descarbonização e de serviços públicos de excelência. O LIVRE pretende realizar desde já um debate abrangente neste âmbito para construção de propostas ponderadas e necessariamente ambiciosas dada a gravidade dos contornos ecológicos e sociais da crise que vivemos. As respostas situam-se nas políticas progressistas, e o  LIVRE assume o seu papel no contexto da esquerda verde europeia.

O LIVRE está a preparar vários eventos para celebração do 25 de Abril, que tem já mais anos em democracia do que em ditadura e caminha para os seus 50 anos, tornando ainda mais oportuno o debate sobre o novo Modelo de Desenvolvimento em Portugal.

Para concretizar estes objetivos, o Grupo de Contacto destacou a necessidade de negociação com o Governo de propostas de alteração do Orçamento do Estado para 2022, indicando como medidas a apresentar a Unidade Missão do Novo Pacto Verde, a semana dos 4 dias, o programa 3Cs (Casa, Conforto e Clima), a rede de transporte escolar ecológica e gratuita, medidas para o sector da habitação de fomento da oferta pública e do sector cooperativo da habitação.

A primeira reunião pública serviu também para apresentação da orgânica do Grupo de Contacto e indicação dos membros responsáveis pelas diferentes áreas. O Grupo de Contacto quer destacar a existências de equipas por áreas funcionais, desde as operacionais, de articulação interna no partido, de relações externas com as organizações da sociedade civil, partidos, instituições e de promoção de iniciativas que se consideram relevantes para o LIVRE.

O Grupo de Contacto agradece a todos os membros, apoiantes e simpatizantes que participaram neste encontro presencialmente e online, assim como aos dirigentes do Porto que ajudaram a realizar este encontro. As futuras reuniões públicas do Grupo de Contacto terão uma frequência mensal. Mais informações sobre a próxima reunião pública serão divulgadas em breve.