A Assembleia do LIVRE reuniu-se para dar seguimento à deliberação do IX Congresso e decidiu retirar a confiança política à Deputada Joacine Katar Moreira, ratificando a Resolução da 42ª Assembleia com 34 votos favoráveis e 7 votos contra dos 41 membros presentes, por não ter vislumbrado quaisquer ações, factos ou eventos que permitam restabelecer a confiança que consideramos imprescindível numa representante do LIVRE na Assembleia da República.
Para chegar a esta decisão, a Assembleia do LIVRE apreciou a Resolução da 42ª Assembleia, o texto de Direito de Resposta divulgado pela Deputada, assim como as declarações da Deputada durante e após o IX Congresso, e conduziu um amplo debate sobre a relação da Deputada com o Partido e sobre o exercício do seu mandato parlamentar.
Esta Assembleia reitera que o LIVRE não pede – nem nunca pedirá – que Joacine Katar Moreira renuncie ao seu direito de se manter em funções na Assembleia da República e considera que a decisão sobre o mesmo cabe exclusivamente à Deputada.
Esta Assembleia reafirma que, independentemente das divergências políticas entre a Deputada e o LIVRE, o partido repudiará sempre quaisquer ataques pessoais de índole racista ou sexista à Deputada e quaisquer tentativas de aproveitamento político desta deliberação para esses fins.
Finalmente, o LIVRE tirará as necessárias ilações e promoverá uma profunda reflexão sobre os erros cometidos. Lamentamos profundamente desapontar os nossos membros, apoiantes, simpatizantes e eleitores por nos vermos forçados a esta decisão que resulta na perda da nossa representação parlamentar.
O LIVRE é um partido transparente e aberto; tem pessoas capazes e ideias relevantes para o país, para a Europa e para o Planeta. Estamos empenhados em reconquistar a confiança dos nossos eleitores e em pôr em prática um programa político sólido que promova um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo.