Eleições presidenciais no Brasil – ponto de viragem para a democracia brasileira

Eleições presidenciais no Brasil – ponto de viragem para a democracia brasileira

Fonte: https://twitter.com/LulaOficial/status/1586852959937302528/photo/1

O LIVRE congratula o Brasil pela vitória de José Inácio Lula da Silva na eleição presidencial de 2022.

A polarização da sociedade brasileira durante a última década foi nos últimos anos agravada por uma governação antidemocrática e profundamente lesiva para o bem-estar social e ecológico do Brasil. O aumento da pobreza, da fome e das dificuldades de acesso à educação, assim como o acelerar da destruição da Floresta da Amazónia e o alargamento da agroindústria de grande escala foram marcas que queremos ultrapassadas com o Partido dos Trabalhadores (PT) na presidência do Brasil.

Nesta eleição os democratas brasileiros souberam unir-se para derrotar o bolsonarismo autoritário, mas os próximos anos serão cheios de desafios.

O primeiro grande desafio é o da reunificação do Brasil, travando a violência e fomentando a paz social que ofereça ao país a estabilidade necessária para o seu desenvolvimento, como no combate à pobreza e aos ataques ambientais.

Finalmente, e face às denúncias de operações disruptivas por parte da Polícia Rodoviária Federal, o LIVRE condena quaisquer tentativas de bloqueio de votos que possam ter ocorrido e deseja que este momento eleitoral seja um ponto de viragem para o Brasil que fortaleça a sua democracia e as suas instituições democráticas. 

O Brasil é hoje um país dividido e o mandato presidencial terá de ter em conta os resultados do Senado Federal e Câmara dos Deputados mas a vitória de Lula da Silva é um momento de esperança e cria uma oportunidade de reconciliação num caminho que desejamos que seja de desenvolvimento sustentável, socialmente coeso e de reforço da democracia.