Contra o golpe de Estado na Bolívia e por uma solução de paz e democracia

Contra o golpe de Estado na Bolívia e por uma solução de paz e democracia

O LIVRE denuncia o golpe de Estado que teve lugar na Bolívia e que levou à fuga do seu presidente Evo Morales. Este golpe vem na sequência de uma contagem eleitoral contestada e onde existiram denúncias de fraude, às quais Evo Morales respondeu com a convocatória de novas eleições.

Apesar dos erros cometidos por Morales, nomeadamente ao querer alterar a lei para poder continuar o seu mandato, este é o momento para condenar um golpe promovido pelas forças militares e reacionárias e que nos relembra o pior da história do continente sul-americano. É com apreensão que assistimos às imagens de violência sobre as pessoas e sobre representantes políticos, bem como às imagens da queima das bandeiras Wiphala, símbolo dos povos nativos da Bolívia e também símbolo oficial do país desde 2008. 

Apelamos assim ao governo português que se posicione claramente contra este golpe e a favor da legitimidade democrática. Apelamos igualmente ao governo para que promova uma resposta a nível europeu, de modo a que a União Europeia possa desempenhar um papel de mediação e de apoio ao restabelecimento da democracia no país.