LIVRE alerta para o perigo do derrame de pellets de plástico ao largo da costa portuguesa

LIVRE alerta para o perigo do derrame de pellets de plástico ao largo da costa portuguesa

É com imensa preocupação que o LIVRE acompanha a contaminação de pellets de plástico que têm dado à costa em Espanha, em particular na Galiza. Esta contaminação é fruto de um derrame de contentores de um cargueiro ao largo da costa portuguesa no início do mês de dezembro. Estes plásticos constituem um grande risco para a vida marinha, entrando facilmente na cadeia alimentar de várias espécies.

Após um longo período de inação por parte das autoridades espanholas, o nível de alerta por contaminação marinha foi elevado, permitindo ações mais determinadas de limpeza destes plásticos. A estas ações juntam-se organizações ambientalistas e cidadãos, lembrando as tristes imagens de há mais de duas décadas quando a sociedade civil se juntou para tentar remediar o derrame do petroleiro Prestige. O “Nunca mais” que então serviu de slogan, volta a fazer sentido.

Sendo expectável a chegada destes plásticos às águas e praias portuguesa, o LIVRE insta o governo a, desde já, definir um plano de contingência que seja eficaz na proteção da costa nacional. Instamos também o governo a cooperar com o governo espanhol em ações conjuntas que possam permitir a recolha da maior quantidade possível dos pellets de plástico derramados, antes que estes possam dividir-se em pedaços mais pequenos o que dificultaria a sua recolha e facilitaria a sua entrada na cadeia alimentar de diferentes espécies marinhas.