LIVRE congratula Zagreb pela sua presidência verde

LIVRE congratula Zagreb pela sua presidência verde

A eleição de Tomislav Tomašević, progressista e ecologista, à presidência do município de Zagreb, na Croácia, é mais um avanço da justiça social e ambiental.
Esta vitória, frente a um candidato da direita conservadora, soma-se à vitória dos progressistas verdes nas eleições locais, onde agora a governação pode ser feita à esquerda.

Depois das eleições locais terem dado a vitória ao partido progressista Možemo!, que faz parte da plataforma Esquerda Verde, agora chegou a eleição do seu candidato Tomislav Tomašević. 

As eleições locais para a cidade de Zagreb foram marcadas pelos temas das finanças locais, o aparelho burocrático local que imobiliza a resposta social aos cidadãos, e o combate à corrupção e nepotismo que proliferaram durante o executivo anterior. 

A primeira volta tinha sido já de vitória para o candidato progressista verde, ao reunir cerca de 45% dos votos na capital croata, e agora amplia essa vitória para cerca de 64% frente ao candidato da direita conservadora, e anterior candidato presidencial no país, Miroslav Škoro.

A segunda volta foi assim a confirmação da rejeição do conformismo com soluções liberais e conservadoras. O forte voto no candidato progressista confirma a vontade de mudança e o desejo por soluções mais progressistas, seja na Croácia ou na Europa. 

Num ano de eleições autárquicas em Portugal, é importante frisar que esta nova vitória da esquerda verde é um sinal da alternativa cosmopolita e progressista para os problemas sociais e ambientais com que nos deparamos. Os partidos da esquerda verde têm vindo a ganhar força por toda a Europa, numa onda verde crescente, e que liga em rede lugares, cidades, regiões, países no encontro de soluções desde a escala internacional à escala local para uma sociedade inclusiva, sustentável e que funciona para o bem-estar de todos

O LIVRE saúda assim o resultado alcançado pelo candidato Tomislav Tomašević, dos progressistas croatas do Možemo!, e congratula-se com a clara rejeição do conservadorismo por Zagreb, e compromisso com a luta pela justiça social e ambiental, e com o combate ao corporativismo burocrata e corrupção.