LIVRE vota contra Orçamento do Estado para 2025 na generalidade

O LIVRE vai votar contra o Orçamento do Estado para 2025 na generalidade, conforme revelou Isabel Mendes Lopes, co-porta-voz do partido e líder parlamentar.

Este anúncio surge na sequência da confirmação registada ontem, em reunião da  Assembleia do LIVRE, sobre o sentido de voto contra o Orçamento do Estado para 2025. Depois da análise inicial negativa, indicada pelo Grupo Parlamentar do LIVRE, a Assembleia do LIVRE deliberou também a indicação de voto contra por unanimidade.

O agravamento das desigualdades, as medidas de injustiça fiscal, a ausência de respostas à crise ecológica e à emergência na habitação, a privatização encapotada do Serviço Nacional de Saúde e a pouca valorização da escola pública são os principais fatores que afastam o LIVRE da proposta de Orçamento do Estado para 2025, apresentado pelo Governo da AD.

O LIVRE critica ainda a forma como decorreram as negociações orçamentais, em completo registo de telenovela. Não era possível construir um Orçamento que desse resposta aos problemas dos nossos concidadãos com um processo negocial tão rocambolesco. Exemplo disto foi a total ausência de resposta às propostas que o LIVRE levou às várias reuniões com o Governo, como a Herança Social, o aumento substancial do abono de família, o reforço do Programa 3C – Casa, Conforto e Clima e o alargamento do Projeto Piloto da Semana de 4 Dias. A única ação que o Governo tomou em relação às propostas do LIVRE foi cooptar a proposta do Passe Ferroviário Nacional para si, sem qualquer negociação ou aviso, mesmo perante a insistência do Grupo Parlamentar do LIVRE nesta matéria ao longo dos últimos meses.

Perante um Orçamento mau e negociações péssimas, o LIVRE vai posicionar-se contra este Orçamento do Estado na generalidade e trabalhará com determinação, empenhando-se em construir os consensos parlamentares necessários para melhorar este OE na especialidade antes de o documento chegar à votação final.