Sobre os resultados do LIVRE/TDA nas eleições legislativas

Perdemos as eleições legislativas. Apesar de um processo muito participado, como talvez nunca tenha acontecido na democracia portuguesa, os resultados eleitorais do passado domingo exprimiram uma pesada derrota da nossa candidatura.

O Grupo de Contacto reuniu ontem ao final da tarde e princípio da noite e, enquanto órgão executivo do LIVRE/Tempo de avançar, reconhece esta derrota, pela qual assume a responsabilidade política. Assim, vai pedir à Mesa da Assembleia que proceda à convocatória de um Congresso, órgão máximo do partido, que deverá desejavelmente ter lugar antes do final do ano.

Até à realização desse congresso, o Grupo de Contacto estabelece como objectivos centrais da sua actuação: 1) sanear financeiramente o partido das despesas da campanha que acabámos de realizar e que, por não termos atingido o mínimo para a subvenção estatal, teremos de custear pelos nossos meios; e 2) promover as melhores condições para que todos os membros e apoiantes possam participar da reflexão que importa fazer sobre o futuro do partido.

Centenas de membros e apoiantes envolveram-se com imensa dedicação cívica e generosidade pessoal numa candidatura que nos mobilizou, junto com outras largas centenas de outros cidadãos, em torno de um objetivo político que era crucial ter cumprido. Não o alcançámos, mas a todos vós o Grupo de Contacto exprime o mais franco e caloroso agradecimento.

Este projeto tem menos de dois anos e já contribuiu em muito para o renovar da vida política portuguesa porque contou com o empenho, a imaginação e a vontade cívica de todos vós — e é assim também que escreverá o seu futuro.

Saudações LIVREs,
O Grupo de Contacto