Relatório do Dia Seguinte #19: 1 ano de mandato e Estado da Cidade

Neste Relatório do Dia Seguinte assinalamos o nosso primeiro ano de mandato na Assembleia Municipal de Lisboa e também o debate anual sobre o Estado da Cidade, que teve lugar no dia 23 de outubro.

No dia 19 de outubro organizámos na sede do LIVRE uma sessão de “Conversa com os Deputados Municipais” onde falámos sobre este ano de mandato e, em especial, quisemos saber qual a opinião de todos sobre o “Estado da Cidade”.

Obrigado a todos os que estiveram presentes, pelas sugestões e ideias e pelo feedback.


O Estado da Cidade

Esta sessão foi importante na nossa preparação para o debate do Estado da Cidade.

A nossa Deputada Municipal Patrícia Gonçalves focou a sua intervenção nas questões da mobilidade e da cidadania.

O nosso Deputado Municipal Paulo Muacho focou a sua intervenção nas questões do ambiente e habitação.
No global, existem várias áreas em que têm sido conseguidos importantes avanços. As questões ecológicas são umas delas e o recentes anúncios na área da mobilidade bastante promissores.
Mas existem também áreas em que a Câmara está a falhar. A habitação é hoje o maior problema, o qual urge resolver rapidamente. Também partilhamos dos receios de que a construção da vivência na cidade esteja a ser feita com exclusão de muitos. Queremos uma cidade melhor, reabilitada, limpa e verde, mas queremos que essa cidade seja usada e vivida por todos, sem exclusões.

40.ª Reunião da Assembleia Municipal de Lisboa

Na passada terça-feira, dia 30 teve lugar a 40.ª reunião da Assembleia Municipal. Esta sessão foi dedicada à apreciação de várias petições, várias das quais em defesa do comércio de proximidade.
Outra, a qual destacamos, apesar de pretender “Mais estacionamento em Benfica“, votámos favoravelmente as recomendações da Comissão uma vez que pretendiam salvaguardar a circulação de veículos pesados prioritários e de recolha do lixo e a melhoria da circulação pedonal.Nesta sessão foi também votada a realização futura de mais dois debates temáticos, um sobre “Lisboa e os animais” e outro sobre “Carta de Lisboa – Direitos e Responsabilidades“. Fiquem atentos!Confirma aqui os nosso sentidos de voto desta sessão:

Mais informações sobre esta sessão


No passado dia 29 de outubro estivemos no LancheMOB – A coerência conta! organizado pelos Cidadãos por Lisboa em solidariedade com Helena Roseta, que se demitiu da coordenação do grupo de trabalho da habitação na Assembleia da República, depois de o PS ter pedido novo adiamento da votação das alterações às leis do arrendamento e habitação.

Uma decisão que o LIVRE também criticou, bem como a falta de diálogo na geringonça, que não colocou esta questão como prioritária, adiando assim o início da resolução de um problema tão grande em Lisboa.

 


Subscreve o Relatório do Dia Seguinte, a newsletter sobre o nosso trabalho na Assembleia Municipal de Lisboa

* indicates required

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição