Relatório do Dia Seguinte #7 Carlucci, Energia e Clima e Petições

Na terça-feira a Assembleia Municipal de Lisboa reuniu em plenário para apreciar diversas propostas e votar as recomendações de várias petições apresentadas por cidadãos.


25.ª Reunião da Assembleia Municipal de Lisboa

A sessão começou com a apreciação de um voto de pesar pelo falecimento de Frank Carlucci, embaixador dos Estados Unidos em Portugal durante o 25 de abril.

Não podendo concordar com o teor do voto apresentado, decidimos abster-nos na votação e abandonar a sala durante o minuto de silêncio, juntamente com outros deputados municipais, nomeadamente dos Cidadãos por Lisboa e do Bloco de Esquerda.

O voto foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, PPM, MTP e PAN. A situação foi relatada pelo Diário de Notícias.

 


 

Nesta sessão foi também aprovada a proposta da Câmara Municipal de um Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima (PAESC), aprovado por unanimidade.

Também foram aprovadas as recomendações relativas à Petição 14/2017 – Mau planeamento, erros estruturais das obras na Travessa de São Domingos de Benfica na Rua Cecília Meireles e zonas adjacentes e Petição 05/2018 – Pela Saúde e Mobilidade dos Moradores da Calçada de Palma e Rua das Laranjeiras, através da colocação de contentores do lixo subterrâneos.

 


 

Foram igualmente votadas duas propostas  da CML sobre a EMEL. Uma proposta relativa à reversão de um terreno para a Câmara, junto à nova feira popular e uma proposta de alteração do Estatutos da EMEL.

O Bloco, usando uma prerrogativa regimental, decidiu apresentar poucas horas antes da sessão uma recomendação para a fusão entre a Carris e a EMEL.

Por discordarmos com esta forma de apresentar uma proposta de tamanha importância, sem debate e ponderação prévia, votámos contra a proposta. Vamos apresentar uma declaração de voto explicando precisamente que considerados que é uma matéria que necessita de debate e estudo aprofundado e que, entendemos que nesta altura em que ambas as empresas estão em fase de reorganização, não será a melhor altura para ponderar a fusão.

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição