Relatório do Dia Seguinte #8: Copos de plástico, Entrecampos e outros

Este é mais um Relatório do Dia Seguinte, em que partilhamos contigo todas as novidades do nosso trabalho na Assembleia Municipal.

 

Esta semana temos várias novidades:

Copos de plástico
Pela primeira vez nas Festas de Lisboa 2018 vários arraiais utilizaram copos reutilizáveis ao invés de copos de plástico descartável!

Naturalmente ficámos muito satisfeitos por ter contribuído para o início desta mudança com a nossa Recomendação Pela proibição dos copos de plástico descartáveis e por um plano de redução do plástico em Lisboa, aprovada a 21 de novembro.

Pudemos constatar isso mesmo na nossa passagem pelas Marchas de Lisboa, no dia 12 de junho.

Sabemos, no entanto, que o uso destes copos reutilizáveis não foi generalizado pela cidade.
Em vários locais continuaram a ser usados copos de plástico descartável, com a consequente produção de lixo e os problemas que isso acarreta para o ambiente.
Na próxima sessão de Perguntas à Câmara tentaremos esclarecer o que falhou e quais as razões da não generalização dos copos reutilizáveis nos arraiais da cidade. Continuaremos a manter a pressão em tudo o que diga respeito à urgência do abandono do plástico descartável no dia-a-dia e à necessidade da cidade de Lisboa começar por dar o exemplo.

26.ª Reunião da Assembleia Municipal de Lisboa

Terça-feira foi dia de reunião da Assembleia Municipal.

Votámos um voto de pesar pelo falecimento de Luís Vassalo Rosa, que apresentámos juntamente com os Deputados Municipais dos Cidadãos por Lisboa.

Foram também votados importantes relatórios de petições, nomeadamente de uma Petição pela Operacionalização e actualização dos Planos de Emergência das Escolas Básicas e Secundárias do Concelho de Lisboa e de uma Petição Pela Regularização dos Trabalhadores Precários.

 


 

Operação Integrada de Entrecampos

Na sequência da Audição Pública sobre a anunciada Operação Integrada de Entrecampos foi votado o relatório da mesma e várias recomendações.
Foi também proposta e aprovada a criação de um Grupo de Trabalho para o acompanhamento desta Operação.

 


 

Consulta aqui todas as votações que decorreram na passada terça-feira:

Petição

Retribuição Horária Mínima Garantida

Assine aqui a Petição