Fonte: Página do Facebook do PS-Vila Real de Santo António
O Partido Socialista de Vila Real de Santo António e o Partido LIVRE celebraram um acordo coligatório para as próximas eleições autárquicas. Este projeto autárquico é liderado pelo socialista Álvaro Araújo e o acordo, firmado esta semana, prevê a definição de uma linha programática eleitoral assente em ações estratégicas para a promoção de uma sustentabilidade aos níveis social, económico e ambiental.
As linhas estruturais deste acordo visam também devolver aos vila-realenses o respeito e a liberdade individuais, a democracia e a sustentabilidade social, a criação de emprego, a proteção do meio ambiente e o acesso igualitário aos bens comuns. O Concelho foi privado destes valores nos últimos anos, pelo que o acordo entre o PS e o LIVRE apresenta uma perspetiva de mudança para Vila Real de Santo António, onde o diálogo e a convergência de ideias assumem um papel preponderante.
Com o conhecimento e o apoio das direções Nacional e Regional do PS foram apresentadas e discutidas propostas válidas para mudar Vila Real de Santo António. Numa atitude responsável e inclusiva, que sempre caracterizou a ação do PS e do LIVRE, foi encetado um diálogo e uma troca de ideias profícuos, sendo possível um entendimento que resultará num programa eleitoral sólido.
Os dois partidos políticos assumem, assim, o compromisso de trabalhar com rigor, integridade e transparência, ouvindo a população e tornando pública toda a informação que seja do seu interesse, ao contrário do que tem acontecido no Concelho nos últimos anos. Na senda dessa mudança e com o objetivo comum de servir os interesses dos vila-realenses o acordo ganhou forma.
O meio-ambiente é outra das premissas deste acordo, que aposta na promoção de uma política adequada de gestão ambiental, pela criação e implementação de uma estratégia para a biodiversidade e conservação da Natureza. Promover o bem-estar animal, através de medidas efetivas, constitui outro passo em frente para mudar Vila Real de Santo António.
Foi também definido um compromisso de dinamização do Património, da Cultura e da Educação, áreas particularmente sensíveis num Concelho que possui um Património de valor e relevância inquestionáveis, mas ainda por desenvolver. O Planeamento Urbano é outro dos vetores principais que compõem este acordo e que se traduz no compromisso de desenvolver, com rigor e de forma inclusiva, uma estratégia integrada, responsável e abrangente para o Concelho.
O Turismo, o Comércio e as empresas locais constituem ainda pontos de confluência dos dois partidos. O objetivo é recolocar o Concelho e a região no lugar de destaque a que tem direito e, desta vez, pelos melhores motivos.
Todos juntos vamos mudar Vila Real de Santo António!