Lisboa: Proposta do LIVRE para nova modalidade de transporte público – Amarelinhos – aprovada, na CML, por unanimidade

Lisboa: Proposta do LIVRE para nova modalidade de transporte público – Amarelinhos – aprovada, na CML, por unanimidade

Hoje, na CML, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de gratuitidade dos passes dos transportes públicos, a nível municipal, a estudantes residentes até aos 23 anos e aos residentes com mais de 65 anos. O vereador Rui Tavares votou naturalmente a favor desta proposta, mas propusemos algo que foi ainda mais longe.  

Hoje também foi aprovada, por unanimidade, na CML, a proposta do LIVRE de criar uma nova modalidade de transportes públicos para todas as gerações – os Amarelinhos.  

Esta proposta do LIVRE vem na sequência de outra, já aprovada, no sentido de criar um sistema de transporte escolar em Lisboa, algo quase inexistente em Lisboa, e mandata o Presidente da Câmara Municipal a criar um conceito ecológico de carrinhas e mini-autocarros elétricos gratuitos que permita o transporte de crianças, em segurança, das suas casas para as creches e escolas. Este novo sistema de recolha ponto-a-ponto não se limita a crianças e jovens, e será desdobrado, em outros horários, para os cidadãos seniores ou de mobilidade reduzida. Lançamos também o desafio à comunidade académica e de desenvolvimento de software para a criação de uma plataforma de transporte a pedido, alargada a todas as pessoas, contribuindo assim para uma cidade mais descarbonizada, mais solidária e mais segura.

As aprovações hoje alcançadas na CML são bons passos dados no sentido de uma mobilidade mais sustentável, no entanto, as propostas do atual executivo apresentam ainda fortes limitações e uma visão pouco ambiciosa. Parte da população estudantil continuará a estar excluída desta gratuitidade, beneficiando apenas aqueles que possuem domicílio fiscal em Lisboa, sendo essencial que a gratuitidade seja alargada a todos os estudantes universitários que estudam, vivem e trabalham na cidade, independentemente do seu domicílio fiscal. 

A vereação do LIVRE continuará a fazer todos os esforços no sentido de assegurar que essa gratuitidade possa ser alcançada por todos os estudantes, enquanto avança com novas soluções sustentáveis e eficientes que repensam o futuro do transporte em Lisboa.