O LIVRE esteve com os professores no 14º Congresso Nacional da FENPROF

No dia 14 de maio de 2022, o LIVRE esteve presente no 14º Congresso Nacional da FENPROF, onde foram discutidas as questões que mais afetam professores, educadores e investigadores em Portugal.

Foram vários os problemas detetados, analisados e discutidos, sendo várias também as medidas propostas para os ajudar a solucionar. O LIVRE acompanha as principais reivindicações apresentadas:   retomar a contagem integral do tempo de serviço cumprido; a eliminação das vagas para progressão aos 5º e 7º escalões da carreira docente; a revisão do regime de avaliação do desempenho, valorizando a componente formativa e eliminando quotas que provocam profundas injustiças e impedem o reconhecimento efetivo da qualidade do desempenho; o combate ao envelhecimento da profissão; a luta contra a precariedade e a alteração da designada “norma-travão” no regime dos concursos; a melhoria das condições de organização e funcionamento das escolas, reduzindo, nomeadamente, o número de alunos por turma, entre outras.

O LIVRE reconhece que a falta de professores é um problema grave para a Educação das novas gerações. Sem profissionais motivados, preparados e reconhecidos não se ultrapassarão as dificuldades crescentes que o sistema educativo enfrenta. A instabilidade e precariedade da carreira docente contribuem determinantemente para o desinteresse dos jovens na profissão de professor, agravando o envelhecimento da classe docente. A título de exemplo: os professores que neste ano letivo entraram nos quadros contavam, em média, com 16 anos completos de serviço, trabalhando há mais de 20 anos e tendo já perto de 50 anos de idade. Esta situação afasta as gerações mais novas, pelo que é urgente a promoção do rejuvenescimento e reconhecimento da classe docente, sob risco de a escassez de professores a curto prazo se tornar um alarmante cenário que, a médio prazo, colocará em risco o funcionamento das escolas.

Deste Congresso saíram várias resoluções e moções que procuram dar resposta às falhas que estão a comprometer o Ensino no país e às dificuldades que desmotivam os docentes atualmente, além de não cativarem novos profissionais para a carreira. Para estas e outras preocupações, o LIVRE propôs no seu programa medidas que visam responder a estas dificuldades, que podem ser consultadas aqui: https://programa.partidolivre.pt/capitulos/5