LIVRE subscreve a iniciativa Citizens Take Over Europe

LIVRE subscreve a iniciativa Citizens Take Over Europe

LIVRE subscreve a iniciativa Citizens Take Over Europe
Pelo envolvimento cidadão na construção do futuro europeu.

 

Neste começo da presidência alemã do Conselho da União Europeia, o LIVRE junta-se aos milhares de cidadãos e de organizações que exigem a Angela Merkel o envolvimento dos cidadãos e da sociedade civil na construção do futuro da Europa, na carta aberta “For a citizens-centered Conference on the Future of Europe”, lançada pela Citizens Take Over Europe.

A recuperação da crise pandémica que vivemos, o combate às alterações climáticas e aos seus efeitos, a resiliência à instabilidade geopolítica mundial, exigem uma Europa democrática e construída com todos e todas. Para o LIVRE, é crucial uma visão para o futuro da Europa que crie e promova mais liberdades e mais direitos para os cidadãos na União Europeia. E isso só se consegue através da cooperação transnacional.
Por isso, o LIVRE subscreve esta iniciativa e continua a luta por uma Europa mais solidária e mais justa para todas e todos.

O LIVRE lembra também que, em janeiro de 2021, Angela Merkel passará o testemunho a António Costa, passando Portugal a assumir a presidência do Conselho da União Europeia. Será então especial responsabilidade do governo português garantir o aprofundamento da democracia europeia e o respeito pelo envolvimento dos cidadãos.

A Aliança Citizens Take Over Europe consiste num grupo de organizações civis, cidadãos e residentes da Europa que tem como objetivo lutar por uma democracia europeia mais centrada nos seus cidadãos. A carta aberta pode ser subscrita por pessoas individuais ou organizações e está disponível aqui.