O Compromisso pela Bicicleta foi lançado em 2016, pela Universidade de Aveiro, com o objetivo de colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do sector, empresas em geral, organizações da sociedade civil) e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico visando:
- Aumentar em 10% a quota modal da bicicleta (actualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola);
- Reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola, Censos 2011), sobretudo as de curta distância e duração;
- Incentivar a aquisição de bicicletas e estimular a produção nacional;
- Reduzir a sinistralidade rodoviária;
- Estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade;
- Reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis;
- Qualificar e humanizar o espaço público das cidades.
Para tal, foi lançado um desafio nacional que foi já subscrito por mais de 150 entidades!
Conheça o Compromisso pela Bicicleta em http://compromissopelabicicleta.web.ua.pt/ e acompanhe toda a sua atividade em www.facebook.com/compromissopelabicicleta/
Como partido político, o LIVRE nunca poderia ficar de fora desta iniciativa
O envolvimento da sociedade civil e das instituições é fulcral para a mudança de paradigma na mobilidade e são iniciativas como esta que permitem que esse envolvimento aconteça.
“Como partido ecologista, a (ainda breve) história do LIVRE está inevitavelmente ligada a bicicletas. Fizemos pedaladas em vez de arruadas nas campanhas eleitorais, vários membros do LIVRE chegam às reuniões de bicicleta, a Luísa Álvares – nossa candidata às legislativas – percorreu Portugal de bicicleta e mesmo a música que nos acompanhou no 25 de Abril de 2016 seguia sobre duas rodas. E, obviamente, nos nossos programas defendemos que a mobilidade em bicicleta deve ser uma opção viável e segura de transporte e que deve ser fortemente fomentada. A união de vários parceiros de vários sectores é essencial para conseguirmos colocar verdadeiramente a bicicleta na agenda pública. Como partido político, nunca poderíamos ficar de fora. Obrigado e parabéns pela iniciativa!”