Pedro Gonçalves 1970-2021

Pedro Gonçalves 1970-2021

Voto de Pesar pela morte de Pedro Gonçalves

Pedro Gonçalves, músico, compositor e produtor musical, morreu no passado sábado, vítima de uma doença prolongada contra a qual lutava há vários anos.

Nascido em Lisboa em 1970, Pedro Gonçalves foi co-fundador com o guitarrista Tó Trips, em 2003, da banda portuguesa Dead Combo, que reinventou musicalmente os sons, os ambientes e as histórias de Lisboa e dos Lisboetas, levando-as a todo o mundo. Influenciados por géneros musicais tão distintos quanto o Fado, o Jazz, o Rock, os Blues e música latina e africana, os Dead Combo tiveram uma carreira recheada de sucessos. A sonoridade do seu álbum de estreia “Vol. 1”, lançado em 2004, foi recebida com aclamação pela crítica nacional e obteve até alguma projeção internacional ao ser posto numa lista de “melhores do ano” pela BBC no ano seguinte, em 2005. A consagração vem em 2008 com o quarto longa-duração, “Lusitânia Playboys”, que atira os Dead Combo para palcos maiores e para os ouvidos do grande público. A crítica fica rendida à nova fórmula dos Dead Combo que substitui a melancolia – imagem de marca dos seus trabalhos anteriores – por uma “felicidade malandra, própria de dois alfacinhas”, como escreveu Davide Pinheiro nas páginas do Diário de Notícias, num artigo sobre a banda e o álbum.

Em 2012 atingem o estrelato internacional. Os Dead Combo dão um concerto lotado na Aula Magna e aparecem no programa culinário de Anthony Bourdain sobre Lisboa, atuando também no festival de Cannes nesse mesmo ano, o que os atira para o top 10 do iTunes. Em 2014, os Dead Combo chegam ao grande ecrã, emprestando duas músicas à banda sonora do filme “Focus”, protagonizado por Margot Robbie e Will Smith, projetando ainda mais as suas origens lisboetas e dando a conhecer um pouco da alma da sua cidade ao mundo, através da sua música.
Em 2019 anunciam o fim da banda, prometendo uma digressão de despedida que nunca se chegou a cumprir por culpa da pandemia da Covid-19 e da doença prolongada de Pedro Gonçalves.

Antes da sua longa e brilhante carreira com os Dead Combo, Pedro Gonçalves passou pelo Hot Clube e, entre 1996 e 2001, foi contrabaixista na banda liderada por Sérgio Godinho.

Pedro Gonçalves projetou a imagem e o som de Lisboa para o mundo com o seu trabalho enquanto músico. A sua personalidade e incontáveis qualidades deixarão muitas saudades em todos os que com ele travaram contacto. Com ele partilhámos causas que nos são queridas e muitos momentos de camaradagem e de luta por aquilo em que acreditamos. Lembrá-lo-emos como músico brilhante, alfacinha de gema, cidadão inteligente, atento e solidário e ser humano extraordinário que foi.

Voto de pesar aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal de Lisboa de 7 de dezembro 2021

Fotografia: Facebook Dead Combo