Saudação pelos 90 anos do nascimento de José Tengarrinha e pelo estudo e divulgação da sua atividade parlamentar

Saudação pelos 90 anos do nascimento de José Tengarrinha e pelo estudo e divulgação da sua atividade parlamentar

Hoje, data em que José Tengarrinha cumpriria 90 anos, o LIVRE entregou, na Assembleia da República, um voto de saudação que honra a sua memória e o seu contributo para a democracia.

José Tengarrinha foi um dos mais destacados opositores à ditadura e um dinâmico ativista democrático em Portugal, antes e depois do 25 de Abril. Histórico combatente antifascista, foi deputado à Assembleia Constituinte, tendo sido deputado da Assembleia da República durante vários anos desde as primeiras eleições livres. Progressista convicto e ativo defensor da democracia, deixou-nos um legado notável na área do Jornalismo, da Historiografia e da Cultura, na qualidade de docente universitário, autarca e historiador. Em anos mais recentes, voltou à política ativa e foi militante e membro da Assembleia do LIVRE entre 2015 e 2017.

Partiu a 29 de junho de 2018, mas o seu percurso como um dos mais firmes defensores da liberdade continua, ainda hoje, a inspirar-nos na atividade cívica e política.

Em sua honra, serão realizadas comemorações com o apoio do Arquivo Nacional Torre do Tombo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Com este voto, apelamos também ao estudo e divulgação da atividade parlamentar de José Tengarrinha, e saudamos a sua inclusão na série Parlamentares do Regime Democrático.