No sábado, dia 29 de Abril, o Núcleo Territorial de Braga do LIVRE reuniu com os representantes da Associação Famalicão em Transição Ana Azevedo, Armindo Magalhães, José Rodrigues e Nuno Pestana. Esta reunião deu-se no seguimento de um primeiro contacto ocorrido durante a participação do Núcleo Territorial de Braga na Marcha pelo Monte de Santa Catarina promovida pela Associação, em Fevereiro passado. Esta Marcha reuniu cidadãos do concelho de Famalicão em protesto pelo abate de quase 300 sobreiros e consequente destruição de habitats naturais e de património ambiental e cultural.
No dia da Marcha, a Associação Famalicão em Transição iniciou igualmente uma petição para que que seja criado um parque florestal protegido no Monte de Santa Catarina e que foi já entregue na Assembleia Municipal de Famalicão.
O Núcleo Territorial de Braga do LIVRE considera que a transição energética não pode ser feita à custa da destruição significativa de biodiversidade e geodiversidade e que os cidadãos devem ser envolvidos em todas as vertentes dessa transição. Assim sendo, estamos solidários com os famalicenses que pretendem ver esclarecidos os contornos do processo que levou ao desaparecimento da maior mancha de sobreiros do concelho e continuaremos a seguir o destino da petição entregue na Assembleia Municipal de Famalicão.