LIVRE condena vandalismo sobre O Menino do Lapedo

LIVRE condena atos de vandalismo sobre sítio arqueológico d’ O menino do Lapedo

O LIVRE Leiria repudia veementemente os atos de vandalismo sobre os achados arqueológicos d’O Menino do Lapedo, que sofreram raspagens e extrações indevidas, sendo removidos cerca de 10 centímentos de espessura dos mesmos de forma não natural de acordo com os técnicos municipais. Os achados descobertos em 1998 datam entre 26 mil e 24 mil anos atrás, sendo inegável a sua importância nacional e internacional, tendo aliás o Abrigo do Lagar Velho sido classificado como Monumento Nacional e o Vale do Lapedo como Zona Especial de Protecção em 2013 e o esqueleto do Menino do Lapedo como Tesouro Nacional em 2021.

O LIVRE tem vindo a manifestar-se em prol do património histórico e cultural, passando pelo aumento do financiamento e pela dinamização da rede de museus e pela valorização e proteção da nossa herança histórica.
O LIVRE contactou já a Direcção-Geral do Património Cultural e a Direcção de Cultura do Centro de modo a perceber a gravidade dos estragos. Recorde-se que estes achados são um dos elementos predominantes da candidatura de Leiria a Capital Europeia em 2027.