Lisboa: Gabinete Brasileiro de Leitura

Lisboa: Gabinete Brasileiro de Leitura

Em setembro de 2022, celebramos os 200 anos da Independência do Brasil, uma data importante para os dois países, dada a forte relação de amizade e cooperação entre Portugal e Brasil. Na Câmara Municipal de Lisboa, demos um grande passo para o reforço dos laços culturais entre Portugal e Brasil, tendo sido aprovada, por unanimidade, a proposta do LIVRE para a criação de um Gabinete Brasileiro de Leitura.


Quinze anos após a independência do Brasil, foi fundado o Real Gabinete Português de Leitura por emigrantes portugueses, no Rio de Janeiro, com o objetivo de expandir o conhecimento da comunidade portuguesa. Hoje esta é a instituição com a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal, com importantes manuscritos, artefactos e livros da cultura portuguesa. Para além desta Biblioteca, também existem Gabinetes Portugueses de Leitura em Pernambuco e em Salvador.

Mas não existe em Lisboa uma estrutura que se assemelhe ao Real Gabinete Português de Leitura. Com um investimento compatível com as possibilidades de Lisboa, abriu-se caminho para a existência de um Gabinete Brasileiro de Leitura que resolve lacunas no intercâmbio cultural.

A sua criação é uma forma de celebrar a Independência do Brasil, ao mesmo tempo que pensa e planeia para o futuro. É uma iniciativa que valoriza a amizade entre os dois países, daí o excelente acolhimento que a ideia teve na Bienal do Livro em São Paulo.

A riqueza da literatura brasileira passará a ter uma casa em Lisboa que irá disponibilizar uma maior oferta de edições brasileiras e contribuir para um reforço da cooperação cultural entre os dois países. Com este Gabinete, será possível reunir um acervo bibliográfico de livros de autoras e autores brasileiros, integrado na rede de Bibliotecas Municipais. A criação do GBL é um motivo de esperança para a existência de um espaço de partilha de experiências, de conhecimento e de diálogo.

A proposta do LIVRE 439/2022 foi aprovada na reunião de câmara de 13 de julho de 2022.

Lê aqui o texto completo.

Proposta