LIVRE Setúbal: Encerramento da Escola Básica da Fonte Santa em Almada

LIVRE Setúbal: Encerramento da Escola Básica da Fonte Santa em Almada

A Escola Básica da Fonte Santa é uma escola que serve uma comunidade educativa, na qual se incluem cerca de 50 crianças do jardim de infância e primeiro ciclo. Sem ter sido devidamente auscultada, esta comunidade educativa foi informada da intenção da Câmara Municipal de Almada de encerrar a escola a partir do próximo ano letivo 2024/2025.

Crianças, encarregados de educação, professores, responsáveis do agrupamento e de outros órgãos opõem-se a esta decisão. Os argumentos levantados pela Câmara Municipal de Almada foram repetidamente refutados pela comunidade educativa. Além disso, a forma como foi tomada a decisão e a intransigência do executivo revela falta de consideração pelo trabalho que se faz nesta escola, que crianças, pais e professores tanto defendem. Na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Almada (22/04/2024) foi inclusive possível ouvir os testemunhos de ex-alunos desta escola sobre o impacto que esta teve nas suas vidas.

Citando o abaixo-assinado colocado em circulação por encarregados de educação, “a especificidade da escola é tal, que poderia bem ser um modelo para outras escolas”.  As famílias participam ativamente na vida da escola. A escola, situada numa zona “rural” em meio urbano, contribui também para o combate ao isolamento da população desta localidade. Esta é uma comunidade de aprendizagem.

No LIVRE defendemos uma escola pública mais próxima da comunidade, que atende às suas necessidades, evitando o abandono das escolas locais em favor de super-escolas.  Defendemos também processos de decisão democráticos. Recusamos um sistema educativo que se organize exclusivamente segundo critérios de eficiência financeira. Por esta razão, posicionamo-nos em defesa da Escola Básica da Fonte Santa em Almada e instamos a Câmara Municipal de Almada a dialogar com a comunidade educativa e a reverter esta decisão.