Naturalidade
Aveiro
Local de Residência
Aveiro
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
Professora
Apresentação Pessoal
Fui aluna, andebolista da seleção nacional, leitora de Português LE na Université de Montréal, sou professora de Português e Francês há muitos anos, atividade que sempre exerci com a responsabilidade de promover o pensamento crítico e possibilitar aos alunos que escolhessem os seu percursos de voo – era este o meu contributo social. Desassosseguei-me de forma insuportável com o estado do país durante o governo de Passos Coelho, tendo aderido ao LIVRE no final de 2015, por ser um projeto político e organizacional que me devolveu a confiança de cidadã que havia perdido. Fui membro da Assembleia; depois integrei o Grupo de Contacto, encontrando-me neste momento a exercer funções no Conselho de Jurisdição. Fui candidata às legislativas de 2015 e de 2019 e também às Europeias de 2019.
Apresentação de candidatura
A cidade de Aveiro tem vivido sob o domínio de um autarca autoritário, narcisista e dendroclasta. Acresce a estes predicados o de ser litófilo, apreciador de espaços amplos cobertos de lajes.
Tenho participado em movimentos cívicos que escrevem ao presidentes, que o põem em tribunal, que vão às reuniões públicas de câmara, porém, Ribau Esteves tem levado quase sempre a sua avante.
Decidi candidatar-me à Assembleia de Freguesia de Glória e Vera Cruz para ocupar um espaço que possa contrariar o ímpeto construtor de um autarca com uma visão urbana parada nos anos 50 do século XX (faz afirmações como “o meu objetivo é que cada aveirense se desloque no seu carro no trajeto casa-trabalho”). Para isso, não só fará uma administração ambientalmente sustentável da freguesia, como agirá no sentido de educar a população do centro da cidade (os fregueses) para uma vontade de construção urbana com os olhos postos na preservação e aumento do património natural; essa educação passará também pela construção coletiva de novas dinâmicas e práticas ambientalmente sustentáveis.
Pretendo também contribuir para a inteligência política urbana, em particular pela dinamização de assembleias de cidadãos, por um programa de educação cívica nos estabelecimentos escolares da freguesia e pelo apoio a laboratórios de cidadania, que visão a intervenção nos bairros e na cidade.