Candidato por Fora da Europa
Naturalidade
AML [Área Metropolitana de Lisboa]
Local de Residência
tendencialmente nómada
Nacionalidade
Portuguesa
Profissão
explorador de processos de vida apropriados
Apresentação Pessoal
Cosmopolita da Linha com raízes no interior profundo e raiano, antropólogo amador, licenciado em Engenharia Mecânica, integrei [2005] uma empresa de tecnologia industrial ambiental com projectos de desenvolvimento de produto e outras iniciativas próprias. Responsável [2007-11] numa startup pelo desenvolvimento e industrialização de um aparelho de análises clínicas de baixo custo e alto desempenho.
Dediquei a última década em exclusivo à exploração de processos de vida o mais apropriados possíveis, tendo-me libertado do mundo corporate para persecução de interesses pessoais em experiências envolvendo cultura livre. Amante da roda e com necessidade de evasão, percorro irregularmente caminhos perdidos pelos vários continentes em tiradas de duração indeterminada. Busco incessantemente uma postura na vida de acordo com os meus princípios.
Membro com orgulho da Assembleia LIVRE; Geek LIVRE que gere, apoia e desenvolve a nossa plataforma oficial de trabalho colaborativo PontoLIVRE; co-instigador da comunidade libertária guiques livres. Desde o primeiro momento em que formalizei o meu apoio ao L, tenho-me focado em termos ferramentas e processos capazes de servir de suporte à forma de fazer política muito própria do partido. Sou um humano livre portanto.
As Primárias LIVREs são uma das especificidades do L que mais devemos nutrir, promover e esforçar por garantir que sejam um dos principais atractivos da democracia radical. Perante novas eleições legislativas, é essencial termos um processo de Primárias o mais participado possível para que se torne, de facto, numa grande festa da democracia livre. Continuo a sentir a necessidade de avançar com uma visão própria do que é ꜵ candidat LIVRE ideal, elemento charneira num contínuo político colaborativo que liga humanꜵs interessads, participantes do colectivo L, eleitꜵs e a população local.
Com esta candidatura, dou continuidade à descoberta de um planeta e das suas comunidades, desejando contribuir da melhor forma para uma sociedade livre, activa e revigorada!
Redes Sociais
Matrix: @jotamanso
Apresentação de candidatura
Qual é o estado actual da Cultura Humana? Sabemos o que queremos? Ou corremos apenas para não sair do lugar?
Fragilizamos continuamente o nosso ecossistema através de cada uma das nossas decisões e acções, tornando-nos cúmplices nos grandes ataques ao Comum partilhado. É um processo incoerente, um desvio entre o que professamos e o que Realmente valorizamos. Seremos capazes de assumir uma postura na vida em consonância com palavras reflexo de filosofias bem intencionadas? O que é necessário para uma mudança radical de mentalidade capaz de enfrentar os desafios actuais e vindouros? Como atingir massa crítica neste desenvolvimento cultural humano de modo a ter efeito prático e duradouro? O processo de pensamento crítico continua ausente do sistema de educação vigente, as auto-estradas da informação transformam-se em becos consumistas e a rebeldia é usada para consolidar o status quo. Será possível uma transmutação do que sentimos como Sucesso?
Candidato-me a candidato LIVRE ao círculo Fora-da-Europa com o objectivo de contribuir para a revigoração, capacitação e activação das comunidades e indivíduos espalhados pelo planeta. Nesta fase de campanha às Primárias, procurarei dar respostas às seguintes questões: Qual deve ser o papel das pessoas eleitas pelo LIVRE? Como operacionalizar política colaborativa num território tão disperso e com características locais tão diversas? Quais são as especificidades do LIVRE mais relevantes? Considero que de pouco vale impingir uma visão individual a uma população que queremos livre, activa e capaz de traçar o seu próprio rumo. O que devemos fazer é dotar as comunidades de meios para se expressarem de forma consciente. O papel da pessoa eleita é coordenar a acção conjunta, agregar esforços de quem quer participar e tornar eficaz todo o processo de colaboração. Acredito que é nesta forma de agir que os humanos LIVREs podem fazer a diferença. Com esta candidatura, pretendo dar relevo ao papel das ferramentas colaborativas para maximizar a eficácia do contínuo sociedade – partido – eleitꜵs – comunidades locais. Como uma das pessoas eleitas pelo LIVRE, sei que serei o elemento charneira que fará a diferença em tornar o dia-a-dia de todꜵs nós cada vez mais livre!
Respeito pelo Próprio, pelo Outro e pelo Comum é fundamental, pois apenas quando a acção da humanidade como um todo for harmoniosa com as verdadeiras capacidades do ecossistema, pode o indivíduo tornar-se realmente Livre.
#política_colaborativa #democracia_radical