Candidato por Lisboa

Naturalidade

Lisboa

Local de Residência

Carcavelos

Nacionalidade

Portuguesa

Profissão

Inspector Tributário e Aduaneiro

Apresentação Pessoal

Nascido e criado em Lisboa (mas com duas costelas da Beira Alta – Almeida (Guarda)), completei o ensino preparatório e secundário na escola pública, tendo terminado o ensino superior em 2001, com a conclusão da licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, onde segui especialização, por opção, em ciências jurídico – criminais.

Iniciei a minha carreira profissional na área da Fiscalidade com a vinculação à Autoridade Tributária e Aduaneira (antiga Direcção-Geral dos Impostos), instituição onde ingressei em 1999, pela base da carreira, como estagiário e após concurso público. Actualmente, exerço funções de Inspector Tributário e Aduaneiro (após novo concurso e estágio) na área da investigação criminal – fiscal.

Sou membro do LIVRE desde 2014, tendo sido esta a minha primeira filiação partidária, apesar de já acompanhar o fenómeno político desde os tempos da universidade.

Afastado das lides político-partidárias desde há alguns anos, a actual situação política em que os partidos de esquerda tradicionais, voluntariamente e sem motivo aparente, decidiram mostrar elevado grau de irresponsabilidade, levam a que o meu espírito de missão me tenha feito considerar a possibilidade de maior intervenção política, em prol de um auxílio à restauração de confiança no nosso espectro político.

Apresentação de candidatura

As próximas eleições legislativas surgem num contexto de crise política o que as torna, por isso mesmo, em eleições de capital importância para o país. Uma crise política à direita, com o clima de conflito intra-partidário a que se junta o crescimento de movimentos políticos populistas mas, também, de crise política à esquerda resultante da intransigência do partido que suporta o governo e da irresponsabilidade das restantes forças partidárias que ajudaram a suportar o mesmo governo. Esta crise apenas pode ser ultrapassada com uma nova proposta política uma nova forma, mais responsável, de fazer política.

Uma proposta política fundada nos princípios do LIVRE e uma forma de fazer política responsável, afastada dos clientelismos da esquerda tradicional cuja pressão levou ao chumbo do OE2022. Afastada de tacticismos resultantes de mais fracos desempenhos eleitorais recentes, tendente, exclusivamente, a recuperar o voto de um eleitorado, pondo em causa os interesses nacionais.

Uma política e forma de fazer política, de esquerda, responsável, centrada no total aproveitamento dos fundos comunitários que começam a chegar, respeitando a relação de Portugal com a Europa, em benefício de uma política ecológica concertada, alheada de interesse exclusivamente político-partidários que ponham em causa medidas já negociadas de justiça social.

Uma política de esquerda revitalizadora e recredibilizadora da Justiça e do SNS, reforçando a confiança dos cidadãos nestas duas primordiais instituições nacionais, passando das mera declarações de intenções a efectivas propostas legislativas, consensuais, agregadoras e participadas.

É hora de restaurar a credibilidade da governação de esquerda cujas mazelas resultantes do chumbo da proposta OE2022 podem fazer perigar o crédito dos avanços alcançados nos últimos anos, potenciando o regresso de coligações de direita ao governo e a ascensão dos movimentos populistas já existentes naquele espectro político.

Candidato-me para lutar pela manifestação de uma esquerda responsável, não radical, baseada na Declaração de Princípios do LIVRE, “no meio da esquerda”.