Lisboa: Voto de Saudação pelo evento Kidical Mass Lisboa 2023

Lisboa: Voto de Saudação pelo evento Kidical Mass Lisboa 2023

Na reunião da Câmara Municipal de Lisboa que decorreu no dia 10 de maio, o vereador em substituição Carlos Teixeira apresentou um voto de Saudação pela realização do evento Kidical Mass Lisboa 2023, tendo sido aprovado por unanimidade.

Voto de Saudação pela realização do evento Kidical Mass Lisboa 2023

 

A Kidical Mass é um movimento global que se realiza em várias cidades em todo o mundo, tendo ocorrido em mais de 400 cidades europeias e juntado mais de 90.000 crianças na edição de 2022.

Tem como objetivo incentivar a mobilidade infantil em bicicletas de modo a encorajar crianças e adultos a adotarem modos ativos de transporte nas suas deslocações diárias, defendendo a melhoria da infraestrutura ciclável e a acalmia das ruas, principalmente nas envolventes escolares, promovendo a segurança no trânsito e fomentando o uso de bicicletas como meio de transporte saudável e sustentável para as crianças, sob o mote: “Espaço para a próxima geração”.

Já na edição de 2022 o evento tinha decorrido na Avenida de Roma, “uma via utilizada por utilizadores de bicicleta que não encontra ali infraestrutura dedicada, apesar de esta aparecer como planeada nos documentos da autarquia”, continuando ainda em 2023 por concretizar.

O evento de domingo passado em Lisboa, 7 de Maio de 2023, com início e término no Jardim da Alameda, foi um exemplo da força e do compromisso deste movimento, com centenas de famílias e voluntários reunidos para pedalar juntos num percurso seguro e divertido entre Arroios e Penha de França, numa zona onde ainda hoje ainda não existe qualquer infraestrutura ciclável, nem estações da rede de bicicletas partilhadas GIRA ou bicicletários da rede BICIPARK, e que há muito vêm a ser reivindicadas por moradores destas freguesias. Ao longo do percurso foram entoadas diversas palavras de ordem “Mais Bicicletas, Menos Carros!”, “Qual é a nossa meta? É andar de bicicleta!”, reivindicando uma cidade mais amiga do peão e dos utilizadores de bicicleta, rede de ciclovias seguras e ininterruptas alargada a toda a cidade,
e limites de velocidade mais baixos.

No site da Kidical Portugal listam-se as seguintes reivindicações:

  • Envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento.
  • Rotas seguras para as escolas.
  • Leis de trânsito rodoviárias amigas da criança, com uma “Visão Zero” como premissa máxima.
  • Limite de 30 km/h nas localidades e ruas com pessoas.
  • Ciclovias largas, contínuas e com cruzamentos seguros, em estradas principais.
  • Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar/brincar.

A Kidical Mass Lisboa foi uma manifestação simbólica da vontade das pessoas de alcançarem um ambiente urbano mais seguro e saudável para todos, tendo decorrido sem quaisquer incidentes, com enorme adesão de famílias e crianças.  Iniciativas como esta demonstram a urgência de reforçar o investimento na infraestrutura ciclável e em políticas públicas que possam tornar as ruas mais amigáveis para as crianças e para as suas famílias.

Assim, pela pertinência deste evento e face à adesão massiva a ele registada, o LIVRE propõe que a Câmara Municipal delibere:

  1. Saudar calorosamente e congratular os organizadores e participantes da Kidical Mass Lisboa 2023 pelo sucesso do evento e por servirem de exemplo inspirador, mostrando que é possível construir um futuro e uma cidade melhor para as próximas gerações, instando-os a continuar ativamente a lutar pelos seus objetivos.
  2. Remeter esta deliberação aos organizadores deste evento.

 

Lisboa, 9 de maio de 2023

O Vereador
Carlos Teixeira