Rui Tavares e Carlos Teixeira participam no Seminário Internacional “Uma Nova Utopia Europeia” no dia 9 de maio na Fundação Serralves.

Sessão A Utopia da Cidadania e da Sociedade da informação: Jornalismo cidadão

Sessão A Utopia ecológica e social: O New Deal Verde

Este seminário internacional tem como objetivo discutir os principais temas tratados no Ciclo de Conferências “Utopias Europeias: o Poder da Imaginação e os Imperativos do Futuro”, no qual especialistas portugueses e internacionais debateram as utopias que atravessam a cidadania europeia – da democracia supranacional, da igualdade, da ecologia, da hospitalidade, do rendimento básico incondicional, da sociedade de informação, da segurança humana e do potencial transformador da tecnologia.
Num momento de crise europeia e de incerteza sobre o seu futuro, procuraremos compreender se, a partir da diversidade das utopias debatidas, é possível desenhar uma nova utopia para a União Europeia. Tratar-se-á de um debate sobre os horizontes utópicos do futuro europeu, procurando simultaneamente, entender o papel que a Europa poderá desempenhar no porvir da nossa Humanidade Comum.

Bilhete por Sessão: €5 (50% desconto para Estudantes, >65 e Amigos de Serralves)

 

PROGRAMA

9:30 – Abertura
9:45 – Horizontes Utópicos – A europa no século XXI 
Fátima Vieira: Vice-Reitora da Universidade do Porto (cultura, Museus e U. Porto Edições). Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras do Porto.
Nicollò Milanese: Fundador da ‘European Alternatives’ e co-autor do livro “Citizens of Nowhere: How to Save Europe from Itself”.
Ana Gomes: Deputada ao Parlamento Europeu. Embaixadora de Portugal em Jacarta, de 1999 a 2003.
Relatora – Catarina Neves: Presidente e Membro Fundador da BETA Portugal – Bringing Europeans Together Association.
11:15 – A Utopia ecológica e social: O New Deal Verde 
Gonçalo Marcelo: Investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Professor Convidado na Católica Porto Business School.
Carlos Teixeira: Investigador no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (UL) e membro do conselho científico do MARETEC – Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar
Mara Madaleno: Professora Auxiliar no Departamento de Economia da Universidade de Aveiro. Vice-Diretora do Mestrado em Sistemas Energéticos Sustentáveis.
Projeto utopia: O Mundo sem plásticos – Estudantes da Escola Secundária de Valongo
Moderadora – Sofia Oliveira: Professora Auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho. Coautora do livro: “Lei do Asilo: anotada e comentada” (Petrony Editora, 2019).
Relatora – Jéssica Moreira: Investigadora em Estudos Anglo-Americanos no CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (FLUP).
14:30 – A Utopia da Igualdade e da hospitalidade: o poder democrático dos movimentos de mulheres
Ana Rodrigues: Consultora jurídica na CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Foi consultora jurídica para o Provedor de Direito Humanos e Justiça de Timor-Leste, especialista internacional no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Ana Luísa Amaral: Poetisa, tradutora e Professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É autora, com Ana Gabriel Macedo, do Dicionário de Crítica Feminista (Afrontamento, 2005).
Marta Dacosta: Poeta galega. Publica o seu primeiro livro em 1993. A sua obra figura em várias antologias galegas e estrangeiras. Alguns dos seus poemas foram musicados e formam parte de textos teatrais.
Projeto Utópico: proposta de uma iniciativa cidadã europeia (Alternativas Europeias)
Moderadora – Teresa de Sousa: Jornalista do Público, especialista em assuntos europeus e internacionais.
Relatora – Inês Granja: Doutoranda na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
16:30 – A Utopia da Cidadania e da Sociedade da informação: Jornalismo cidadão
Carlos Jalali: Professor na Universidade de Aveiro, onde dirige o mestrado em Ciência Política e o programa doutoral UA-UBI em Ciência Política.
Rui Tavares: Historiador; Deputado ao Parlamento Europeu entre 2009 e 2014.
Salam Kawakibi: Diretor do Arab Center for Research and Policy Studies (Paris). Investigador associado do ARI.
Projeto Utópico: Um código deontológico para as redes sociais- ULP
Moderador – Luiz Humberto Marcos: Diretor do Museu Nacional da Imprensa. Jornalista e Professor universitário (ISMAI).
Relator – Pedro Lourenço: Doutorando em Ciência Política na Universidade de Aveiro.
18:30 – 20:30 – Uma nova Utopia Europeia para reverter o refluxo democrático  
Álvaro Vasconcelos: Antigo Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia; Fundador do Fórum Demos.
Guilherme D’Oliveira Martins: Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Ministro da Presidência (2000-2002), das Finanças (2001-2002) e da Educação (1999-2000).
Renato Janine Ribeiro: Professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi ministro da Educação do Brasil (2015). Autor do livro: “A Boa Política: Ensaios sobre a democracia na era da Internet”.
António Tavares – Moderador: Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.  Professor Universitário de Ciência Política.
Relatora – Marina Azevedo Leitão: Doutoranda em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (IIIUC – CEIS20).