Leiria: Por um melhor acesso à saúde no distrito de Leiria

Leiria: Por um melhor acesso à saúde no distrito de Leiria

A 15 de fevereiro o LIVRE submeteu à Assembleia da República 2 projetos de resolução, focados na área da saúde no distrito de Leiria.

 

As dificuldades de acesso a cuidados de saúde na região do Oeste estendem-se pelo distrito de Leiria, deixando os poucos estabelecimentos funcionais sobrecarregados.

Em Peniche, a prestação de serviços de saúde tem sido afetada pela falta de médicos de família e outros profissionais de saúde, situação que se torna mais grave no Verão, devido ao turismo e desporto náutico característicos da região. Além disso, o Centro Hospitalar do Oeste, composto pelas unidades em Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, não tem capacidade para dar resposta às necessidades atuais. A construção do novo Hospital do Oeste poderia ser  uma solução para a melhoria dos cuidados de saúde na região, contudo essa realidade tarda em chegar, e a identificação da localização deste hospital tem sido motivo de debate nas últimas duas décadas. 

Já no concelho da Marinha Grande, o crescimento da população da região e a frequente sobrecarga dos serviços de urgência do Hospital de Santo André, tem dificultado o rápido acesso dos doentes às urgências o que tem potencial para gerar crises de saúde pública com graves consequências para as populações. 

Nesse sentido, o LIVRE recomendou ao Governo que investisse no Hospital de Peniche e na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizado de Peniche, de forma a assegurar as condições de funcionamento adequadas, através da contratação de médicos e demais profissionais de saúde. O LIVRE propôs também que fossem acelerados os processos de identificação da localização do Hospital do Oeste, para melhor servir os interesses da população da região Oeste. Esta proposta foi aprovada, por unanimidade, na passada sexta-feira, dia 24 de março.

O LIVRE recomendou, ainda, a criação de um Serviço de Urgência Básica no centro de saúde da Marinha Grande, dotado dos meios e recursos necessários a uma assistência médica de urgência eficaz na região. Esta proposta foi rejeitada, na passada sexta-feira, dia 24 de março, com votos contra do PS e abstenção da IL.

Estas iniciativas vão ao encontro de necessidades expressas pelas populações através de petições públicas. 

O LIVRE Leiria continuará atento aos desenvolvimentos por parte do Governo para que se cumpra as melhorias ao acesso à saúde no distrito de Leiria.