O LIVRE manifesta a sua profunda solidariedade para com as populações afetadas pela tempestade Kristin, e em particular para com as famílias das vítimas deste fenómeno. Face às graves consequências, manifesta também solidariedade com as equipas da proteção civil e das autarquias que se têm empenhado nas operações de socorro e limpeza.
Nas últimas semanas o país tem sido afetado por diversas tempestades, com esta última a ter fortes impactos no país, em particular nos distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Castelo Branco. Dado que esses impactos se manifestam também na inoperabilidade de infraestruturas essenciais, como rede elétrica, telecomunicações e tratamento de águas, o LIVRE apela à mobilização de meios nacionais que permitam dar resposta às populações nas zonas mais críticas, nomeadamente no concelho de Leiria.
A crise climática tem reforçado a regularidade e intensidade com que estes fenómenos acontecem, e, por isso, reforçamos a necessidade de o país se preparar e garantir maior resiliência a fenómenos meteorológicos intensos, desde logo tornar as nossas cidades mais resilientes, através da criação de infraestrutura e aplicação de soluções que permitam reduzir a problemática da impermeabilização e atenuar efeitos de cheias.A situação, particularmente grave no concelho de Leiria, exige também a mobilização e atenção do governo. É urgente garantir o rápido restabelecimento de infraestruturas essenciais, e garantir que as populações têm acesso à informação da situação atual.
