O representante do LIVRE na Assembleia de Freguesia da Penha de França, João Lourenço Monteiro, apresentou no dia 29 de setembro de 2023 a recomendação “Por ações de sensibilização relativamente às Doenças Inflamatórias do Intestino”, da qual a primeira alínea foi aprovada por unanimidade, e a segunda alínea foi aprovada por maioria com abstenção do Chega e votos contra da CDU, PSD e PAN.
Recomendação
Por ações de sensibilização relativamente às Doenças Inflamatórias do Intestino
A Doença Inflamatória do Intestino (DII) inclui doenças crónicas como a Colite Ulcerosa ou a Doença de Crohn, caracterizadas por dores abdominais, diarreia ou diarreia com sangue, fadiga, ou perda de peso. Em casos mais graves, poderá haver lugar a operação para remoção de parte do intestino.
Em Portugal, existem cerca de 25 000 (vinte e cinco mil) pessoas com estas doenças. Atendendo a que algumas dessas pessoas são moradoras, trabalham ou visitam a nossa freguesia, e que possuem necessidades específicas como recorrer com urgência a uma casa de banho, torna-se necessário promover uma campanha de sensibilização para o tema. Além disso, cada vez mais pessoas são diagnosticadas com DII, pelo que importa esclarecer e quebrar tabus.
Assim, o LIVRE, na Assembleia de Freguesia reunida a 29 de setembro de 2023, vem apresentar a moção para que o executivo da Junta de Freguesia concretize:
a) Promover, juntamente com a “Associação Crohn Colite Portugal”, uma ação de sensibilização na freguesia relativamente ao tema, a ter lugar no dia 19 de maio de 2024, por ser o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal;
b) Que seja alocado no próximo orçamento uma verba para a impressão de folhetos e de material promocional para o efeito.
Pede-se que esta deliberação seja reencaminhada para a associação.