Na última semana, grupos organizados têm levado a cabo ataques de violência racista e xenófoba no Reino Unido. O LIVRE repudia veementemente estes atos e expressa total solidariedade com as comunidades atacadas.
Estes ataques não acontecem num vácuo. Convocados nas redes sociais por agitadores de extrema direita, a adesão a estes reptos de ódio assenta em anos de normalização de discurso divisivo e desumanizante por parte de políticos britânicos teoricamente pertencentes ao arco democrático. A aceitação deste discurso por parte da classe política, combinada com a propagação de informação falsa em redes sociais e o enviesamento negativo dos relatos por parte dos media, torna as ideias outrora marginais em conceitos reforçados diariamente. Está demonstrada [1, 2, 3 ] a relação entre a retórica inflamatória, nacionalista e xenófoba e a propensão para participar em crimes de motivação racista, e sabemos que este fenómeno não se limita ao Reino Unido.
O LIVRE alerta assim para os riscos de não denunciar ativamente o discurso xenófobo e de divisão, que tenta transformar comunidades vulneráveis nos bodes expiatórios dos problemas sentidos pelas pessoas em Portugal. Mais, exorta o governo português a condenar firmemente os eventos no Reino Unido, reconhecendo o impacto do discurso extremista na coesão social e na convivência harmoniosa entre todas as pessoas.