Eleições na Geórgia: pela defesa da democracia

Eleições na Geórgia: pela defesa da democracia

O LIVRE acompanha com grande preocupação o evoluir do processo eleitoral nas eleições parlamentares na Geórgia, realizadas no passado fim de semana. Segundo os dados oficiais, o partido no poder “Sonho Georgiano”, considerado pró-Rússia, obteve a maioria dos votos.

Várias organizações presentes no ato eleitoral reportam situações irregulares no processo eleitoral, como o comprometimento do voto secreto, inconsistências processuais e pressão de voto sobre eleitores, nomeadamente funcionários públicos. Baseando-se nas sondagens de duas emissoras pouco depois do fecho das urnas, a oposição reivindica a maioria dos votos para o conjunto dos seus partidos.

Este resultado representa um sério revés para as aspirações europeias da Geórgia e para o fortalecimento da democracia na região. O LIVRE exprime a sua solidariedade com as forças democráticas e pró-europeias da Geórgia, que contestam a legitimidade deste resultado.

O LIVRE apela à comunidade internacional, especialmente à União Europeia, para investigar de forma rigorosa e independente as alegações de fraude eleitoral e para manter a pressão para reverter as leis que ameaçam a liberdade e os direitos fundamentais.

É necessário defender a democracia e os direitos humanos, tanto na Europa como além das suas fronteiras. A Geórgia merece um futuro democrático e europeu, livre de influências autoritárias externas.

Como partido europeísta, o LIVRE continuará a acompanhar de perto os desenvolvimentos na Geórgia e a apoiar todas as iniciativas que visem fortalecer a democracia e aproximar o país da família europeia.

Skip to content