Moldova: aspirações europeias devem ser apoiadas

Moldova: aspirações europeias devem ser apoiadas

O LIVRE saúda a vitória da Presidente Maia Sandu na segunda volta das eleições presidenciais da Moldova, exprimindo desejos de um bom mandato em defesa dos interesses de unidade europeia numa região onde o seu futuro é incerto. Este resultado, associado ao resultado do referendo de dia 20 de outubro, representa um claro mandato popular para prosseguir o caminho de aproximação à União Europeia (UE) e de fortalecimento das instituições democráticas no país.

A defesa da integração europeia estava em jogo nesta eleição e, apesar das pressões externas, a reeleição de Maia Sandu representa uma oportunidade para prosseguir esse caminho. A Presidente reeleita fez parte do Partido da Ação e Solidariedade, afiliado ao Partido Popular Europeu, com o qual o LIVRE tem importantes divergências, reconhecendo contudo que nesta eleição estavam sobretudo em causa a democracia e paz no país. Maia Sandu terá pois pela frente a importante tarefa de unir o país e avançar com as reformas necessárias para a adesão à UE, enquanto lida com as pressões geopolíticas na região.

O LIVRE reitera o seu apoio às aspirações europeias da Moldova e apela às instituições da UE para que continuem a apoiar o país no seu caminho de integração europeia. Deve ser respeitada a vontade soberana expressa nas urnas pelo povo moldavo, naquele que é um importante passo na consolidação da democracia europeia. 

Skip to content